Product was successfully added to your shopping cart.
Suplementação
  

5-HTP: Para que serve, benefícios, efeitos e contraindicação

5-HTP Para que Serve?

Para que serve o 5-HTP? Também conhecido como 5-hidroxitriptofano, ele se trata de um tipo de aminoácido naturalmente produzido pelo corpo humano. Ele é essencial na produção de serotonina, neurotransmissor responsável pelo prazer e bem-estar.

Quando ele está em um nível muito baixo, o organismo não é capaz de produzir a serotonina em quantidade suficiente. Isso acaba levando ao desenvolvimento de transtornos psicológicos, como ansiedade, depressão e problemas para dormir. Por isso que quando o aminoácido não é produzido naturalmente pelo corpo, é necessário ir em busca do suplemento de 5-HTP!

Veja o que você encontrará neste artigo:

O que é 5-HTP?

“Tendo como princípio ativo o triptofano, o 5-HTP é capaz de melhorar o humor, reduzir a ansiedade e diminuir o estresse.”
O 5-HTP se trata de um aminoácido produzido naturalmente no organismo. Ele é resultado intermediário da síntese da serotonina, onde a enzima triptofano hidroxilase (TPH) converte o L-triptofano em 5-hidroxitriptofano.

Depois, a enzima hidroxitriptofano descarboxilase (AADC) surge para converter o 5-HTP em serotonina, o que torna o aminoácido o precursor direto do neurotransmissor.

De forma natural, o nutriente é produzido diretamente no cérebro (apesar de uma parte ser gerada no fígado). No fígado, o L-Triptofano absorvido é convertido em 5-HTP e depois em serotonina.

A serotonina é liberada no sangue, sendo absorvida e processada pelas plaquetas ou células intestinais. Já a outra parte do L-triptofano chega ao cérebro através da barreira hematoencefálica, onde é absorvido pelas células nervosas serotonérgicas.
Ali, ocorre a síntese de serotonina no cérebro e, naturalmente, de 5-HTP. Dali, a serotonina como neurotransmissor passa para as sinapses.

Agora, quando fabricado para suplementos, o 5-HTP é derivado das sementes de uma planta encontrada no Oeste da África, a Griffonia simplicifólia.

Para que serve o 5-HTP?

Como precursor da serotonina, o 5-HTP pode atuar no sistema cardiovascular, nervoso intestinal, nervoso central e no sangue. Através do neurotransmissor, é capaz de:

  • Regular as funções dos músculos lisos do coração e do sistema gastrointestinal;
  • Regular as funções plaquetárias;
  • Combater dores de cabeça e enxaquecas;
  • Inibir o apetite;
  • Regular o humor, inibindo os sinais da depressão, da ansiedade e até da menopausa;
  • Melhorar o ciclo do sono (parte da serotonina é convertida em melatonina).

Quais são os benefícios do 5-HTP para a saúde?

Ainda não se conhece todos os efeitos do aminoácido no organismo, o que torna difícil de definir todos os benefícios do 5-HTP. Contudo, os que são conhecidos mostram que o suplemento de 5-HTP se faz necessário para diferentes pessoas.

Reduz os sintomas da ansiedade

Estudos com as sementes da Griffonia simplicifólia em ratos notaram efeitos ansiolíticos contra o estresse presente nos animais. Em estudos realizados em humanos, notou-se sua ação contra-ataques de pânico em pessoas saudáveis.

Já em crianças com terror noturno, notou-se uma redução de 50% nas ocorrências. Dessa forma, é possível ver que o suplemento de 5-HTP permite o controle da ansiedade.

Controla o quadro de depressão

Considerando a presença do 5-HTP na produção de serotonina, que tem efeitos no tratamento da depressão, é possível que o aminoácido possa controlar a doença. Já foi apontada a sua atuação em casos de depressão leve a moderada.

Contudo, em casos mais graves, de maior duração, ainda são necessárias mais pesquisas.

Alivia os sintomas da menopausa

Como o 5-HTP ativa a serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar, ele é capaz de aliviar os sintomas da menopausa. A serotonina regula o sono, o humor, o apetite, as funções endócrinas, temperatura corporal e a sensibilidade à dor.

Com isso, combate a irritabilidade, insônia, nervosismo, ansiedade e calores excessivos – todos sintomas da menopausa.

Melhora os problemas de sono

Quanto maior são os níveis de serotonina, mais produção de melatonina ocorre, sendo ela o hormônio responsável pela qualidade do sono. Ao consumir 5-HTP, é estimulada a produção do hormônio que controla o ciclo sono-vigília.

O efeito pode ser ainda melhorado através do consumo do ácido gama aminobutírico (GABA), que reduz a atividade dos neurônios. Com isso, é possível ter noites de descanso mais efetivas.

Pode reduzir o peso

A serotonina é também o hormônio responsável pela saciedade – quando o indivíduo come em excesso, é possível que seus níveis de serotonina estejam baixos. Ao consumir o suplemento de 5-HTP, é estimulada a síntese da serotonina.

E com o sentimento de saciedade proporcionado pelo neurotransmissor, é possível controlar a fome e perder o peso.

Em um estudo publicado na revista Uningá, concluiu-se que o 5-HTP é uma ferramenta coadjuvante promissora na perda de peso.

Melhora dores de cabeça e enxaquecas

Alguns estudos apontaram que a ação do 5-HTP no organismo também ocorre sobre as dores de cabeça e enxaquecas. Contudo, ainda são estudos pouco conclusivos.

Atua na redução de sintomas da fibromialgia

A fibromialgia se trata de uma doença que causa dor nos músculos, tendões e ligamentos. O 5-HTP pode auxiliar na redução de alguns sintomas desse problema, como a dor, fadiga, rigidez matinal, insônia e ansiedade.

O 5-HTP pode ser usado todos os dias?

Sim, pois a dose recomendada de 5-HTP é diária, sendo indicada uma dosagem entre 50-300 mg por dia. Contudo, deve se iniciar o consumo com 25 mg e aí ir aumentando gradualmente.

É necessário que exista a orientação médica ou de qualquer outro profissional da saúde com conhecimento em suplementação. Se o uso for mal orientado, diversos efeitos colaterais do 5-HTP podem surgir.

Quanto tempo o 5-HTP faz efeito no organismo?

Os efeitos do 5-HTP no organismo são de longo prazo, já que ele estimula naturalmente a produção da serotonina. Com isso, os benefícios do suplemento são notados por um enorme tempo.

Como tomar o 5-HTP?

Como tomar o 5-HTP? Para ter um consumo ideal, é recomendado que ele seja digerido com outros alimentos, de forma que a sua digestão ocorra mais facilmente. Não há regras fixas de horário do dia ou duração para consumo.

O suplemento é oferecido geralmente em dosagens de 50 mg, 100 mg e 200 mg. Caso não haja nenhuma melhora nas duas semanas iniciais, a dosagem pode ser aumentada. Contudo, a dose do suplemento varia conforme o objetivo:

  • Em caso de depressão e ansiedade, é recomendado de 50 a 100 mg, 3x por dia;
  • Em caso de enxaqueca, 100 a 200 mg, 2-3x por dia;
  • Em caso de insônia, 100 a 400 mg, 30 minutos antes de dormir;
  • Em caso de perda de peso, 250 a 300 mg, 3x por dia.

Para saber como tomar o 5-HTP no seu caso em específico, consulte-se com um profissional. Além disso, a dosagem diária nunca deve ultrapassar os 900 mg.

O que causa a deficiência de 5-HTP e serotonina no organismo?

Um dos motivos que pode levar ao uso de suplementação é a presença insuficiente de vitamina B6 no organismo. Ela é um fator crucial na síntese da serotonina, que leva ao 5-HTP.

Outro motivo é a falta de L-Triptofano, que é o produto inicial da síntese da serotonina e que depois se torna o 5-hidroxitriptofano. Uma das razões para a sua ausência é a falta de alimentação rica em nozes, leguminosas e cereais.

Caso haja a deficiência de 5-HTP no organismo e, consequentemente, da serotonina, os principais sintomas são:

  • Maior cansaço e fadiga;
  • Sonolência;
  • Dificuldades no aprendizado, na memória e na concentração;
  • Agravamento dos casos de ansiedade e depressão;
  • Vontade de comer a toda hora;
  • Alteração no desejo sexual;
  • Estresse e irritabilidade;
  • Mau humor.

Se ocorrer a deficiência, o suplemento de 5-HTP é mais do que recomendado.

Quais são os tipos de suplemento com 5-HTP?

Assim como outros suplementos, o 5-HTP pode ser encontrado em mais de um tipo. A opção mais comum é o suplemento em cápsula, pois é o mais barato e também o mais vendido. Além disso, sua superfície lisa o torna mais fácil de ser consumido com líquido.

Em geral as dosagens encontradas são: 5-HTP com 50mg, 5-HTP com 100mg e 5-HTP com 200mg.

Na hora de escolher, considere sempre a opinião de um especialista, dando sempre preferência pela menor dosagem e o aumento gradativo de acordo com a necessidade.

E quais são os efeitos colaterais do 5-HTP?

Mesmo sendo produzido naturalmente no organismo, o uso mal orientado pode levar a efeitos colaterais imediatos do 5-HTP. Alguns deles são as náuseas, acidez, dor de barriga, vômitos, diarreia e tonturas.

Além disso, o suplemento de 5-HTP pode agravar os sintomas de algumas condições já preexistentes:

  • Deficit de atenção;
  • Hiperatividade;
  • Depressão;
  • Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG);
  • Doença de Parkinson.

Isso ocorre por existir a possibilidade do 5-HTP reduzir a concentração de outros neurotransmissores ao aumentar a da serotonina.

Portanto, é extremamente importante que um especialista seja consultado quando há histórico de doenças pré-existentes.

Quais são as contraindicações do 5-HTP?

Antes de tomar um suplemento com 5-HTP, é importante a consulta com um médico ou outro profissional em suplementação. Ele não deve ser consumido em casos de insuficiência renal crônica ou por grávidas e menores de 18 anos.

Além disso, não pode ser consumido por pessoas que já fazem uso de antidepressivos, pois o 5-HTP aumenta de maneira excessiva os níveis da serotonina. Os principais medicamentos que levam à contraindicação são:

  • Citalopram;
  • Escitalopram
  • Duloxetina;
  • Fluoxetina;
  • Venlafaxina;
  • Paroxetina;
  • Tramadol;
  • Sertralina;
  • Amitriptilina;
  • Buspirona;
  • Trazodona;
  • Ciclobenzaprina;
  • Fentalina.

O uso do suplemento pode causar sérios efeitos secundários nos pacientes que utilizam desses medicamentos.

Conclusão

Seja 5-HTP, 5-hidroxitriptofano ou L-triptofano, o aminoácido tem um papel essencial no processo de produção da serotonina. O neurotransmissor é crucial no funcionamento do organismo, principalmente em aspectos psicológicos.

Diversos estudos apontam o seu papel na melhora do humor, na redução da ansiedade e da depressão e na diminuição do estresse. Além disso, é um poderoso aliado para mulheres que se encontram no período da menopausa.

Fora os efeitos diretos, há também os indiretos: a melhora do sono pelo estímulo da melatonina e o emagrecimento pelo estímulo da saciedade. Dessa forma, os benefícios do 5-HTP se mostram extremamente abrangentes.

E conforme os estudos continuam, é possível observar que também tem efeitos sobre a fibromialgia e as dores de cabeça ou enxaquecas. Através da suplementação, é possível resolver uma série de problemas do organismo.

Agora que sabe para que serve a 5-HTP, comenta abaixo o que achou do conteúdo e se ainda tem alguma dúvida. Caso tenha curtido o material, compartilhe nas redes sociais e aumente o alcance dessas informações de saúde!