Suplementação
  

5-HTP: Para que serve, benefícios, efeitos e contraindicação

5-HTP Para que Serve?

Para que serve o 5-HTP? Também conhecido como 5-hidroxitriptofano, ele se trata de um tipo de aminoácido naturalmente produzido pelo corpo humano. Ele é essencial na produção de serotonina, neurotransmissor responsável pelo prazer e bem-estar.

Quando ele está em um nível muito baixo, o organismo não é capaz de produzir a serotonina em quantidade suficiente. Isso acaba levando ao desenvolvimento de transtornos psicológicos, como ansiedade, depressão e problemas para dormir. Por isso que quando o aminoácido não é produzido naturalmente pelo corpo, é necessário ir em busca do suplemento de 5-HTP!

Veja o que você encontrará neste artigo:

O que é 5-HTP?

“Tendo como princípio ativo o triptofano, o 5-HTP é capaz de melhorar o humor, reduzir a ansiedade e diminuir o estresse.”
O 5-HTP se trata de um aminoácido produzido naturalmente no organismo. Ele é resultado intermediário da síntese da serotonina, onde a enzima triptofano hidroxilase (TPH) converte o L-triptofano em 5-hidroxitriptofano.

Depois, a enzima hidroxitriptofano descarboxilase (AADC) surge para converter o 5-HTP em serotonina, o que torna o aminoácido o precursor direto do neurotransmissor.

De forma natural, o nutriente é produzido diretamente no cérebro (apesar de uma parte ser gerada no fígado). No fígado, o L-Triptofano absorvido é convertido em 5-HTP e depois em serotonina.

A serotonina é liberada no sangue, sendo absorvida e processada pelas plaquetas ou células intestinais. Já a outra parte do L-triptofano chega ao cérebro através da barreira hematoencefálica, onde é absorvido pelas células nervosas serotonérgicas.
Ali, ocorre a síntese de serotonina no cérebro e, naturalmente, de 5-HTP. Dali, a serotonina como neurotransmissor passa para as sinapses.

Agora, quando fabricado para suplementos, o 5-HTP é derivado das sementes de uma planta encontrada no Oeste da África, a Griffonia simplicifólia.

Para que serve o 5-HTP?

Como precursor da serotonina, o 5-HTP pode atuar no sistema cardiovascular, nervoso intestinal, nervoso central e no sangue. Através do neurotransmissor, é capaz de:

  • Regular as funções dos músculos lisos do coração e do sistema gastrointestinal;
  • Regular as funções plaquetárias;
  • Combater dores de cabeça e enxaquecas;
  • Inibir o apetite;
  • Regular o humor, inibindo os sinais da depressão, da ansiedade e até da menopausa;
  • Melhorar o ciclo do sono (parte da serotonina é convertida em melatonina).

Quais são os benefícios do 5-HTP para a saúde?

Ainda não se conhece todos os efeitos do aminoácido no organismo, o que torna difícil de definir todos os benefícios do 5-HTP. Contudo, os que são conhecidos mostram que o suplemento de 5-HTP se faz necessário para diferentes pessoas.

Reduz os sintomas da ansiedade

Estudos com as sementes da Griffonia simplicifólia em ratos notaram efeitos ansiolíticos contra o estresse presente nos animais. Em estudos realizados em humanos, notou-se sua ação contra-ataques de pânico em pessoas saudáveis.

Já em crianças com terror noturno, notou-se uma redução de 50% nas ocorrências. Dessa forma, é possível ver que o suplemento de 5-HTP permite o controle da ansiedade.

Controla o quadro de depressão

Considerando a presença do 5-HTP na produção de serotonina, que tem efeitos no tratamento da depressão, é possível que o aminoácido possa controlar a doença. Já foi apontada a sua atuação em casos de depressão leve a moderada.

Contudo, em casos mais graves, de maior duração, ainda são necessárias mais pesquisas.

Alivia os sintomas da menopausa

Como o 5-HTP ativa a serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar, ele é capaz de aliviar os sintomas da menopausa. A serotonina regula o sono, o humor, o apetite, as funções endócrinas, temperatura corporal e a sensibilidade à dor.

Com isso, combate a irritabilidade, insônia, nervosismo, ansiedade e calores excessivos – todos sintomas da menopausa.

Melhora os problemas de sono

Quanto maior são os níveis de serotonina, mais produção de melatonina ocorre, sendo ela o hormônio responsável pela qualidade do sono. Ao consumir 5-HTP, é estimulada a produção do hormônio que controla o ciclo sono-vigília.

O efeito pode ser ainda melhorado através do consumo do ácido gama aminobutírico (GABA), que reduz a atividade dos neurônios. Com isso, é possível ter noites de descanso mais efetivas.

Pode reduzir o peso

A serotonina é também o hormônio responsável pela saciedade – quando o indivíduo come em excesso, é possível que seus níveis de serotonina estejam baixos. Ao consumir o suplemento de 5-HTP, é estimulada a síntese da serotonina.

E com o sentimento de saciedade proporcionado pelo neurotransmissor, é possível controlar a fome e perder o peso.

Em um estudo publicado na revista Uningá, concluiu-se que o 5-HTP é uma ferramenta coadjuvante promissora na perda de peso.

Melhora dores de cabeça e enxaquecas

Alguns estudos apontaram que a ação do 5-HTP no organismo também ocorre sobre as dores de cabeça e enxaquecas. Contudo, ainda são estudos pouco conclusivos.

Atua na redução de sintomas da fibromialgia

A fibromialgia se trata de uma doença que causa dor nos músculos, tendões e ligamentos. O 5-HTP pode auxiliar na redução de alguns sintomas desse problema, como a dor, fadiga, rigidez matinal, insônia e ansiedade.

O 5-HTP pode ser usado todos os dias?

Sim, pois a dose recomendada de 5-HTP é diária, sendo indicada uma dosagem entre 50-300 mg por dia. Contudo, deve se iniciar o consumo com 25 mg e aí ir aumentando gradualmente.

É necessário que exista a orientação médica ou de qualquer outro profissional da saúde com conhecimento em suplementação. Se o uso for mal orientado, diversos efeitos colaterais do 5-HTP podem surgir.

Quanto tempo o 5-HTP faz efeito no organismo?

Os efeitos do 5-HTP no organismo são de longo prazo, já que ele estimula naturalmente a produção da serotonina. Com isso, os benefícios do suplemento são notados por um enorme tempo.

Como tomar o 5-HTP?

Como tomar o 5-HTP? Para ter um consumo ideal, é recomendado que ele seja digerido com outros alimentos, de forma que a sua digestão ocorra mais facilmente. Não há regras fixas de horário do dia ou duração para consumo.

O suplemento é oferecido geralmente em dosagens de 50 mg, 100 mg e 200 mg. Caso não haja nenhuma melhora nas duas semanas iniciais, a dosagem pode ser aumentada. Contudo, a dose do suplemento varia conforme o objetivo:

  • Em caso de depressão e ansiedade, é recomendado de 50 a 100 mg, 3x por dia;
  • Em caso de enxaqueca, 100 a 200 mg, 2-3x por dia;
  • Em caso de insônia, 100 a 400 mg, 30 minutos antes de dormir;
  • Em caso de perda de peso, 250 a 300 mg, 3x por dia.

Para saber como tomar o 5-HTP no seu caso em específico, consulte-se com um profissional. Além disso, a dosagem diária nunca deve ultrapassar os 900 mg.

O que causa a deficiência de 5-HTP e serotonina no organismo?

Um dos motivos que pode levar ao uso de suplementação é a presença insuficiente de vitamina B6 no organismo. Ela é um fator crucial na síntese da serotonina, que leva ao 5-HTP.

Outro motivo é a falta de L-Triptofano, que é o produto inicial da síntese da serotonina e que depois se torna o 5-hidroxitriptofano. Uma das razões para a sua ausência é a falta de alimentação rica em nozes, leguminosas e cereais.

Caso haja a deficiência de 5-HTP no organismo e, consequentemente, da serotonina, os principais sintomas são:

  • Maior cansaço e fadiga;
  • Sonolência;
  • Dificuldades no aprendizado, na memória e na concentração;
  • Agravamento dos casos de ansiedade e depressão;
  • Vontade de comer a toda hora;
  • Alteração no desejo sexual;
  • Estresse e irritabilidade;
  • Mau humor.

Se ocorrer a deficiência, o suplemento de 5-HTP é mais do que recomendado.

Quais são os tipos de suplemento com 5-HTP?

Assim como outros suplementos, o 5-HTP pode ser encontrado em mais de um tipo. A opção mais comum é o suplemento em cápsula, pois é o mais barato e também o mais vendido. Além disso, sua superfície lisa o torna mais fácil de ser consumido com líquido.

Em geral as dosagens encontradas são: 5-HTP com 50mg, 5-HTP com 100mg e 5-HTP com 200mg.

Na hora de escolher, considere sempre a opinião de um especialista, dando sempre preferência pela menor dosagem e o aumento gradativo de acordo com a necessidade.

E quais são os efeitos colaterais do 5-HTP?

Mesmo sendo produzido naturalmente no organismo, o uso mal orientado pode levar a efeitos colaterais imediatos do 5-HTP. Alguns deles são as náuseas, acidez, dor de barriga, vômitos, diarreia e tonturas.

Além disso, o suplemento de 5-HTP pode agravar os sintomas de algumas condições já preexistentes:

  • Deficit de atenção;
  • Hiperatividade;
  • Depressão;
  • Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG);
  • Doença de Parkinson.

Isso ocorre por existir a possibilidade do 5-HTP reduzir a concentração de outros neurotransmissores ao aumentar a da serotonina.

Portanto, é extremamente importante que um especialista seja consultado quando há histórico de doenças pré-existentes.

Quais são as contraindicações do 5-HTP?

Antes de tomar um suplemento com 5-HTP, é importante a consulta com um médico ou outro profissional em suplementação. Ele não deve ser consumido em casos de insuficiência renal crônica ou por grávidas e menores de 18 anos.

Além disso, não pode ser consumido por pessoas que já fazem uso de antidepressivos, pois o 5-HTP aumenta de maneira excessiva os níveis da serotonina. Os principais medicamentos que levam à contraindicação são:

  • Citalopram;
  • Escitalopram
  • Duloxetina;
  • Fluoxetina;
  • Venlafaxina;
  • Paroxetina;
  • Tramadol;
  • Sertralina;
  • Amitriptilina;
  • Buspirona;
  • Trazodona;
  • Ciclobenzaprina;
  • Fentalina.

O uso do suplemento pode causar sérios efeitos secundários nos pacientes que utilizam estes medicamentos.

Conclusão

Seja 5-HTP, 5-hidroxitriptofano ou L-triptofano, o aminoácido tem um papel essencial no processo de produção da serotonina. O neurotransmissor é crucial no funcionamento do organismo, principalmente em aspectos psicológicos.

Diversos estudos apontam o seu papel na melhora do humor, na redução da ansiedade e da depressão e na diminuição do estresse. Além disso, é um poderoso aliado para mulheres que se encontram no período da menopausa.

Fora os efeitos diretos, há também os indiretos: a melhora do sono pelo estímulo da melatonina e o emagrecimento pelo estímulo da saciedade. Dessa forma, os benefícios do 5-HTP se mostram extremamente abrangentes.

E conforme os estudos continuam, é possível observar que também tem efeitos sobre a fibromialgia e as dores de cabeça ou enxaquecas. Através da suplementação, é possível resolver uma série de problemas do organismo.

Agora que sabe para que serve a 5-HTP, comenta abaixo o que achou do conteúdo e se ainda tem alguma dúvida. Caso tenha curtido o material, compartilhe nas redes sociais e aumente o alcance dessas informações de saúde!

16 comentários sobre este artigo

  • Eliane Souza Silveira

    Eliane Souza Silveira
    19/04/22 à20 16:58 às 16:58

    faço uso do triptofano é muito bom só não sei se tenho que parar por um tempo ou se posso tomar sempre.

    • Vitaminas Prime

      Vitaminas Prime
      21/04/22 à05 14:33 às 14:33

      Olá Eliane,

      Triptofano é um produto natural e em geral não há contraindicações. Contudo, sempre recomendamos que um médico seja consultado, somente ele poderá te passar recomendações direcionadas para o seu caso.

      A Equipe da Vitaminas Prime agradece a sua participação.

  • Edna

    Edna
    25/04/22 à07 08:04 às 08:04

    Gostaria de esclarecimento quanto a quem toma ansiolítico, como Alprazolan, pode tomar o 5 HTP? O alerta é apenas para os anti-depressivos?

    • Vitaminas Prime

      Vitaminas Prime
      25/04/22 à01 11:42 às 11:42

      Olá Edna,

      Primeiramente gostaríamos de agradecer a sua participação, ela é muito importante e ajuda também outros usuários com suas dúvidas. Sobre o 5-HTP, assim como outros suplementos e vitaminas, é importante que um médico seja consultado antes de iniciar o consumo, principalmente quando são usados com outros medicamentos, ou até mesmo quando o indivíduo tenha alguma condição médica pré-existente. Independentemente de serem produtos naturais e com baixa contraindicação, medicamentos podem muitas vezes interagir até mesmo com os alimentos que ingerimos, portanto, indicamos que você busque a opinião de um profissional a fim de evitar qualquer efeito colateral indesejado.

  • Luciana Ribeiro

    Luciana Ribeiro
    03/05/22 à24 07:14 às 07:14

    Olá.
    Bom dia.
    Meu médico me receitou o 5htp 200mg junto com o Escilex.
    Tem algum problema tomar os dois?
    Obrigada

    • Vitaminas Prime

      Vitaminas Prime
      05/05/22 à22 18:32 às 18:32

      Olá Luciana,

      Primeiramente gostaríamos de agradecer a sua participação, ela é muito importante e ajuda também outros usuários com suas dúvidas. Indicamos aos nossos clientes que sempre busquem as orientações de um médico ao fazer uso de qualquer suplemento alimentar, ainda que seja um produto natural. Em seu caso, você tem indicação médica para fazer uso do 5-HTP 200mg com um medicamento, sendo assim você deve seguir a orientação deste profissional. Em caso de dúvidas adicionais, é muito importante que o profissional seja contatado para que estas dúvidas sejam sanadas.

      Equipe Vitaminas Prime.

  • Simone

    Simone
    17/10/22 à10 09:50 às 09:50

    Excelente artigo, bem detalhado e fácil de compreender.
    Abordaram tópicos de relevância sobre o assunto.
    Obrigada pelo esclarecimento sobre o 5HTP.

  • Renata

    Renata
    28/02/23 à24 18:53 às 18:53

    Passei muito mal com o uso de 5htp. Realmente é importante o acompanhamento médico.

    • Vitaminas Prime

      Vitaminas Prime
      05/04/23 à27 00:32 às 00:32

      Olá Renata, agradecemos sua participação. É muito importante que um profissional seja sempre consultado, até mesmo os alimentos que ingerimos podem ter efeitos diferentes em determinadas pessoas. O 5-HTP é um produto natural, mas consultar um médico, é sempre indicado.

  • Geraldo Joaquim de Resende

    Geraldo Joaquim de Resende
    23/06/23 à11 08:00 às 08:00

    Trata-se de excelente artigo onde as explicações são claras e completas, deixando as pessoas muito bem informadas sobre o 5-hipótese. Parabéns!

  • Edna ventura

    Edna ventura
    26/07/23 à16 19:10 às 19:10

    Posso tomar 2 capsula de 5htp de 500gm 1 vez ao dia?
    Porque 1 dose significa 2 cápsula né?

    • Vitaminas Prime

      Vitaminas Prime
      30/10/23 à58 19:54 às 19:54

      Olá Edna,

      Sempre recomendamos aos nossos clientes que observe as recomendações do fabricante (no label do produto), ou do médico responsável pela prescrição do suplemento. Qualquer alteração na dosagem ou frequência de uso, deve ser acompanhada por um médico de sua confiança.

      A Vitaminas Prime agradece sua participação!

  • Roseni Avelino da Silva

    Roseni Avelino da Silva
    18/08/23 à48 01:51 às 01:51

    Eu tive uma melhora significativa na hipertensão depois que comecei a usar o 5-HTP 50 ml uma vez por dia.
    Será que é devido ao meu emocional estar melhor ou ele também pode estar influenciando?

    • Vitaminas Prime

      Vitaminas Prime
      06/11/23 à55 12:59 às 12:59

      Olá Roseni,

      Uma das causas da hipertensão é o estresse do dia-a-dia. Porém, um diagnóstico como este sempre deve ser feito por um médico. De qualquer forma, ficamos felizes de ouvir que você teve um melhora significativa na hipertensão! A Vitaminas agradece a sua participação!

  • Iolanda

    Iolanda
    03/10/23 à16 18:20 às 18:20

    Tenho artrite reumatóide, uso Cimzia, alprazolam e duloxetina. Posso tomar 5- HTP?

    • Vitaminas Prime

      Vitaminas Prime
      30/10/23 à23 19:47 às 19:47

      Olá Iolanda,

      É muito importante que você procure seu médico de confiança para que ele possa estudar seu caso e liberar o uso do 5-HTP ou de qualquer outro suplemento alimentar.

      A Vitaminas Prime agradece a sua participação.