Product was successfully added to your shopping cart.
Alimentação
  
Exercícios
  
Bem-estar
  

Quarentena COVID-19: o que fazer em casa durante a quarentena!

Muitos Estados do Brasil começa hoje o período de quarentena para evitar o avanço da COVID-19. Mas, para quem não está acostumado a ficar em casa por um período tão longo vem a questão: o que eu vou fazer em casa?
O que comer antes do Treino
Este não é um período de "folga" ou "férias", há uma série de restrições que estão sendo impostas no período de quarentena por causa da COVID-19.

E uma das principais restrições é que, além de evitar receber familiares e amigos, você deve ficar em casa o máximo de tempo possível, só saindo para fazer tarefas essenciais como, comprar alimento, ir ao médico em caso de emergência, etc.

Então vem o tédio e a ansiedade!

Mas para ajudar você a passar por este período, veja algumas dicas do que você pode fazer durante estes dias para ajudar o seu corpo e mente durante a quarentena.

Exercícios Físicos durante a Quarentena

Quarentena COVID-19 - Exercícios
Não tem melhor tempo para você iniciar o bom hábito de se exercitar em casa do que este. E por quê?

Não só porque agora a velha desculpa que damos a nós mesmos, "que não temos tempo", não cola mais. Mas também, porque isso ajudará o seu corpo se manter ativo durante este período.

Os exercícios físicos, também, ajudam a liberar uma substância chamada serotonina, um hormônio natural conhecido como o "hormônio da alegria". Ele é conhecido por este nome porque ele dá uma sensação de bem estar e ajudará você a passar por este período com menos estresse e ansiedade.

Na Internet há diversos sites e blogs com dicas de como fazer exercícios em casa, sem a necessidade de ter uma academia montada. Então vá até o Google e pesquise "como fazer exercícios em casa", e diversifique.

Pegue os exercícios que você mais se identificar, procure selecionar pelo menos dois ou três, para que você possa fazer de forma aleatória durante estes dias e se mantenha em forma e com a cabeça livre daquela sensação de que o tempo não passa.

Seriados de TV e Filmes para a Quarentena

Quarentena COVID-19 - Assistir bons Filmes
Lembra aquele seriado que você sempre quis assistir, mas nunca teve tempo para parar e realmente assistir, do início ao fim?

Pois bem, esta é uma boa dica para você fazer durante a noite. Procure selecionar aqueles seriados que você tem bastante episódios para assistir, assim você terá bastante conteúdo para entreter a sua mente.

Eu já selecionei o meu "The Walking Dead", selecione o seu também e você terá boas horas de diversão durante a quarentena da COVID-19.

Caso você prefira filmes, também é uma boa idea, e você pode assistir sem culpa, você tem tempo extra!  Então porque não aproveitar este tempo extra para ver aquele filme que tanto você queria assistir?

Mas lembre-se, não é bom para seu corpo gastar todo o seu tempo sentado na frente da TV, então veja também as outras dicas e sempre diversifique as suas atividades durante este período, isso ajudará o tempo passar mais rápido.

Dicas: Netflix e Globo Play serão boas fontes de seriados e filmes para você buscar o seu favorito.

Aprender ou praticar um novo idioma

Quarentena COVID-19 - Aprender Idioma
Aquela viagem que você sempre planejou, mas, que adiou por causa do idioma, ou aquele emprego dos sonhos que você nunca teve tempo de ir atrás por causa do idioma, ou até mesmo a possibilidade de fazer novos amigos não só dentro do Brasil também por causa do idioma.

Esta é a sua oportunidade de começar.

Há diversos cursos online, gratuitos e pagos, que você poderá fazer durante este período. E se dedicando a eles durante 15 dias, você verá que este período de quarentena da COVID-19, poderá ser tornar em um grande negócio para você.

Talvez você não se torne fluente em um novo idioma em apenas 15 dias, mas, com certeza se dedicando, você ganhará um novo ânimo para continuar os seus estudos após este período.

Ler um bom Livro

Quarentena COVID-19 - Ler Livros
Para quem tem o hábito de ler, ou para quem não tem o hábito, mas, quer descobrir o quão maravilhoso é navegar pelas páginas de um bom livro, este é o momento ideal.

Caso você não tenha em casa o livro que você tanto quer ler, dica:

Hoje em dia você pode escolher praticamente todos os títulos disponíveis no mercado para que ele seja lido on-line, através do seu computador, tablete ou smartphone.

Aproveite para ler aquele livro que deu origem a um filme que você tanto gosta, você verá que muitas informações que não estavam no filme estará nas páginas dos livros.

Ou ainda, aproveite para ler um livro técnico que você tanto queria ler para dar aquele "up" na sua carreira, este é o momento!

Jogos de Tabuleiros ou Cartas

Quarentena COVID-19 - Jogos e Cartas
Esta é uma ótima dica para você que está em quarentena com um grupo maior de pessoas, por exemplo, irmãos, país, filhos, etc.

Mas, também há um outra possibilidade. Há diversos sites pela internet hoje em dia em que você poderá jogar este tipo de jogos online. Mas lembre-se, apostas em jogos de azar na internet não é um bom negócio, e é proibido no Brasil.

Este período é de relaxamento e cuidar da mente. Escolha jogos divertidos, onde você possa alternar com outras atividades. A ideia aqui é exercitar a mente e não ganhar!

Eu já escolhi o meu: "Jogo Imobiliário", qual é o seu?

Fazer novos amigos (virtuais) e atualizar seu currículo

Quarentena COVID-19 - Currículo
Este é um período para você fazer novos amigos e conexões profissionais, virtualmente é claro.

Uma boa estratégia neste período é você organizar os seus contados profissionais e atualizar seu currículo em sites como Linkedin ou Catho.

Além disso, as pessoas estão mais ociosas durante este período, sim... Você não é a única pessoa com um tempo extra. Talvez um contato com um representante de uma empresa que você sempre quis contactar, esteja mais disponível neste momento.

E um dia a quarentena irá acabar, e você estará um passo à frente.

Para aqueles que não estão buscando novos contatos profissionais, ao invés disso o interesse é fazer novos amigos. Procure grupos de discussões na internet de assuntos de seu interesse, por exemplo, digamos que você goste ou tenha interesse de praticar ciclismo.

Vá na internet junte-se a estes grupos e boas e promissoras amizades podem ser iniciadas neste período.

Aprender novas receitas

Quarentena COVID-19 - Receitas
Cozinhar é um prazer para muitas pessoas, este é meu caso.

Que tal você colocar um tempo para aprender a fazer aquela receita deliciosa que você sempre quis e que nunca teve tempo para aprender?

Lembre-se em dar preferência para receitas mais saudáveis, afinal de contas perder o controle do peso neste período é uma coisa que você deve evitar.

E se exagerar um pouco, não tem problema. Siga também a diga dos exercícios para compensar!

Algumas dicas importantes são sites como "Receiteria" e "Tudo gostoso".  Opte por sites que além da receita lhe forneça vídeos de como fazer as receitas.

Assim você também irá ajudar a passar o seu tempo com um conteúdo agradável.

Lembrando que a maioria destes sites estão com listas de receitas que você poderá fazer durante da quarentena, e que exigem ingredientes comuns que você tem em casa, para não ter a necessidade de sair para comprar.

Veja o que evitar na Quarentena

Quarentena COVID-19 - Evite Fazer
Algumas dicas importantes do que não fazer durante este período.

Pânico

Evite entrar em pânico ou estresse seguindo o noticiário sobre a COVID-19 a todo momento, é essencial que você esteja ligado(a) no que está acontecendo. Mas, ficar a todo momento vivenciando esta situação te colocará em um estado de estresse maior.

Evite jornais e sites "sensacionalistas", esta é um situação séria, mas, que não exige de você muito mais do que evitar o contato com outras pessoas.

E o resto o tempo se encarregará.

Comer em excesso

Comer é um prazer, em excesso é um problema!

Se você passar a comer a todo momento, seu cérebro automaticamente irá associar momentos de estresse e ansiedade com o alimento.

Isso poderá se tornar um péssimo hábito para você, não só durante a quarentena, mas, possivelmente após a quarentena. Evite os excessos!

Bebidas Alcóolicas

Tudo bem tomar um vinho com aquela receita especial que você aprendeu a fazer, ou até mesmo a boa cervejinha.

Mas, evite beber em excesso! Não seria uma boa você ter que lidar com dores de cabeças e ressacas durante este período.

Remédios para ansiedade

Evite. Isso não irá te ajudar.

Caso você opte por uma ajuda extra para aliviar o estresse e a ansiedade procure alimentos que poderão reduzir o seu estresse ou produtos naturais que aumentam a dopamina, endorfina ou a serotonina, como o 5-HTP.

Mas, evite tomar remédios para ansiedade caso você não tenha recomendação médica para isso.

Conclusão

Diversifique! Trabalhe sua mente e seu corpo, não fique estressado sobrecarregando sua cabeça com esta "história da COVID-19", é importante se manter bem informado, mas, não há muito o que você (em geral) possa fazer além de manter-se em casa longe de outras pessoas.

Aproveite para fazer tudo o que você pode fazer em casa, e sempre disse que "não tinha tempo". Organize seus amigos virtuais e contatos profissionais!

Faça com que este período seja um período de fazer coisas novas e atingir novos objetivos.

E tenha a certeza, que você poderá sair muito melhor do que entrou nesta situação toda!