Product was successfully added to your shopping cart.
Suplementação
  
Bem-estar
  

Glucosamina e Condroitina: Benefícios, Efeitos Colaterais e Contraindicação

Glucosamina e Condroitina - Benefícios

O complexo de Glucosamina e Condroitina tem sido visto pelos especialistas como um poderoso aliado na redução das dores causadas pela artrite.

Artrite é uma inflamação nas articulações e em alguns casos pode resultar no desgaste da superfície lisa da cartilagem encontradas principalmente nas articulações.

Estima-se que, mais de 10 milhões de brasileiros já sofrem com dores causas pela a artrite.

E estas dores não geram apenas incomodo ao caminhar e se movimentar, em geral, elas são causadas por doenças devastadoras que além de causar as dores, podem levar desde uma incapacidade grave, até à morte prematura.

O Complexo de Glucosamina e Condroitina além reduzir as dores causadas pela artrite, também serve para o tratamento e prevenção de outras doenças, como o Glaucoma, Colesterol alto e Cistite.

E por que este complexo é considerado uma “segunda chance” para quem sofre com dores articulares? Quais são os benefícios da Glucosamina e Condroitina? Há alguma contraindicação ou efeito colateral?

Veja o que você irá encontrar no artigo de hoje.

O que é Glucosamina e Condroitina?

A Glucosamina e Condroitina são substâncias produzidas pelo nosso próprio corpo, e atualmente também podem ser encontradas na forma suplementos alimentares (ou remédio), estes suplementos frequentemente são usados como tratamento natural para a artrite.

A Glucosamina pode ser encontrada como Hidrocloreto de Glucosamina ou Sulfato de Glucosamina, já o Sulfato de Condroitina é a fórmula mais comum.

Em geral estas duas substâncias são também são encontradas em suplementos que também contém MSM (Metilsufonilmetano) e/ou ácido hialurônico.

Juntos estes ingredientes formam um poderoso complexo que ajuda no tratamento e redução das dores e inflamações nas articulações.

Há muitas evidências de que este complexo pode ajudar a controlar a artrite, protegendo contra o desgaste da cartilagem.

Embora o uso uso mais comum da Glucosamina e Condroitina é para o tratamento da artrite, há também evidências este complexo também possa auxiliar no tratamento de outras doenças.

Dor no Joelho

Por exemplo, a Glucosamina é apontada como um alternativa natural para o tratamento da cistite intersticiais, desordem articular temporomandibular e glaucoma.

Enquanto isso, a Condroitina é também é usada para tratar cataratas, síndrome do olho seco, colesterol alto e infecções do trato urinário.

A Condroitina é uma substância natural formada por cadeias de açúcar. É sabido que a Condroitina ajude o corpo a manter o fluido e a flexibilidade nas articulações.

A Glucosamina, por outro lado, é proteína de açúcar que ajuda seu corpo a construir cartilagem (o tecido conjuntivo duro localizado principalmente nos ossos próximos às articulações). Glucosamina é uma substância natural encontrada em ossos, medula óssea, mariscos e fungos.

O tratamento da artrite é um dos benefícios mais importantes da Glucosamina e Condroitina. Outros usos incluem o tratamento da cataratas, glaucoma, problemas de bexiga, doença cardíaca, colesterol alto ou TMJ (doença articular temporomandibular).

Glucosamina e Condroitina e seus benefícios

Glucosamina e Condroitina - Benefícios

Como já dissemos anteriormente, a principal função da Glucosamina e Condroitina é manter a flexibilidade e a lubrificação nas articulações.

Estas substâncias mantém a cartilagem das articulações lubrificadas e saudáveis, impedindo que os ossos esfreguem entre si, evitando dor e inflamação.

Protegendo contra desgaste natural, renovando a cartilagem, ajudando a aliviar dores e inflamações no organismo em geral.

O composto é usado para aliviar a dor e para se livrar dos sintomas da artrite reconstruindo cartilagem no corpo.

A Condroitina, especialmente, ajuda a retardar a progressão da artrite nos seres humanos.

A Glucosamina e Condroitina ajudam a aumentar a produção de ácido hialurônico que é um componente do fluido sinovial. Este fluido ajuda na lubrificação das articulações.

Outro benefício inclui a promoção da função articular saudável, reduzindo o inchaço e a dor.

Eles também ajudam a melhorar a flexibilidade das articulações. Ajuda a equilibrar hormônios e controlar a atividade das enzimas no corpo.

O uso do Complexo de Glucosamina e Condroitina

Glucosamina e Condroitina em Cápsulas

Apesar da Glucosamina e Condroitina serem indicadas principalmente para o tratamento de dores articulares causadas por artrite.

A suplementação com o complexo de Glucosamina e Condroitina também é indicada para diversas outras condições.

Veja a lista dos usos mais comuns:

Reumatismo

Reumatismo é o nome popularmente conhecido, mas que na verdade abrange mais de 200 doenças que afetam cartilagens, articulações, músculos, ligamentos e tendões.

As mais comuns são Artrite reumática e Artrose. São problemas de saúde que não tem cura, mas que existe tratamento.

São problemas que atacam a saúde devido ao avanço da idade. A falta de tratamento adequado pode acarretar o avanço da doença e em uma piora do quadro.

Osteoporose

200 milhões de pessoas no mundo sofre com osteoporose, no Brasil são 10 milhões de brasileiros com o problema.

Segundo dados de um novo estudo, no mundo, o custo anual de hospitalização por fraturas causadas pela doença é de 19,8 bilhões de reais. Este valor é maior que o custo de infarto, derrames e câncer de mama.

Esta condição atinge homens e mulheres, a osteoporose torna os ossos fracos e quebradiços, casos mais graves impedem que uma pessoa possa ter uma vida normal.

Osteoporose

O suplemento de Glucosamina e Condroitina junto com outras vitaminas e minerais como Vitaminas D-3 e Cálcio ajuda a melhorar o tratamento, diminui as inflamações e dores, melhora a flexibilidade e a lubrificação, proporcionando melhoras, para que a pessoa que vive com este problema, possa ter um conjunto de benefícios no tratamento e ajudar a evitar que o problema se agrave.

Osteoporose é uma doença silenciosa, os sintomas não surgem no início do problema, pessoas acima dos 30 anos podem prevenir o surgimento deste mal com exercícios, suplementação e uma dieta saudável.

Artrose (Osteoartrite)

A artrose é a degeneração da cartilagem e articulações, causada por sobrecarga e/ou pela idade.

Ele pode afetar qualquer articulação, porém, as mais comuns são as articulações das mãos, pescoço, coluna, joelhos e quadril.

O uso do suplemento para tratar Osteoartrite quando tomado por longo período de tempo ajuda a retardar a progressão da osteoartrite, proporciona alívio significativo nos sintomas de dor, rigidez e inchaço melhorando a função dos movimentos dos joelhos e quadril e proporciona alívio dos sintomas, melhorando a qualidade de vida que quem sofre com o problema.

Artrite Reumatoide

O uso do suplemento de Glucosamina e Condroitina pode ajudar no tratamento da Artrite reumatoide.

Este mal é mais comum entre as mulheres é uma condição que ataca as articulações e pode causar dores e deformações, os sintomas provoca inchaço, rigidez nas articulações e dores nas juntas, e pode imitar os movimentos.

A Artrite Reumatoide costuma atacar especialmente joelhos, tornozelos e mãos (dedos). A inflamação crônica precisa ser tratada e contida ou a condição pode piorar e causar degeneração inclusive nos ossos e se espalhar pelo corpo.

Artrite Reumatoide não tem cura, mas deve ser tratada para que os seus efeitos possam ser minimizados trazendo assim uma melhor qualidade de vida para a pessoa que sofre deste mal.

Tendinite

Tendinite

Os tendões, são como cordões que unem os músculos aos ossos, a inflamação nos tendões é chamada de tendinite.

Dores e sensibilidade agudas, dificuldade na movimentação são as suas principais características.

Tendinite tem como causa movimentos repetitivos seja eles em práticas de esportes ou trabalho.

A tendinite tratada apropriadamente pode ter uma rápida recuperação.

A Glucosamina, Condroitina, MSM pode ajudar a reduzir a inflamação e na lubrificação e melhorar a flexibilidade dos movimentos.

Articulação temporomandibular (TMJ)

temporomandibular

Distúrbios temporomandibular causam dores nas articulações da mandíbula e nos músculos que controlam o movimento da mandíbula.

A causa deste problema pode variar como fatores genéticos, artrite ou lesão local.

Pessoas que sofrem com este problema tendem a ter problemas dentários como bruxismo, enxaquecas crônicas, estresse ou ansiedade.

O suplemento da Glucosamina, Condroitina, MSM ajuda no tratamento da articulação facial, promove alívio das dores e sensibilidade, diminui a inflamação e aumenta a mobilidade da mandíbula.

Distúrbios musculoesqueléticos

O distúrbio musculoesquelético é uma condição que afeta músculos, ossos e articulações do corpo, os sintomas são dores, rigidez articular, inchaço, vermelhidão local, fraqueza muscular, limitação de movimentos.

Esta condição tem principal ligação com trabalhadores que tem poucos movimentos durante o dia e que mantem a mesma postura por horas.

O uso do suplemento ajuda a prevenir quem ainda não tem o problema, mas que tem a rotina, e ajuda a tratar os sintomas de quem já sofre com o problema.

Fibromialgia

Fibromialgia

Fibromialgia é uma condição crônica que causa dor nos músculos e ossos.

A Fibromialgia é uma condição que atinge homens e mulheres, os sintomas são dores pelo corpo, os pontos mais afetados são cabeça, ombros, ancas, costas, joelhos, cotovelos, parte superior do tórax e pernas.

Atualmente não há cura para este mal, mas o tratamento a base de anti-inflamatório pode ter resultados.

Cistite Intersticial

A Cistite Intersticial é uma doença crônica causada por irritação e inflamação e afeta a parede da bexiga.

Esta condição atinge homens e mulheres, mas na sua grande maioria as mulheres são as maiores vítimas deste problema.

É um problema que pode ser tratado, mas não tem cura. Os sintomas podem afetar o dia-a-dia de uma pessoa e causar muito desconforto devido a quantidade de vezes que é necessário ir no banheiro para urinar, dor no baixo ventre, sensibilidade e pressão na bexiga, dor e desconforto durante o ato sexual, em mulheres as dores podem aumentar no período menstrual, nos homens dor no pênis e escroto.

Todos os sintomas podem piorar com o tempo. Esta condição esta associada a uma deficiência no composto glicosaminoglicanos e a Glucosamina é um precursor deste composto.

O uso de Glucosamina, Condroitina, MSM pode ajudar e a aliviar as dores e a inflamação.

Bursite

Bursite

Bursa é o nome dado a pequenas bolsas líquidas que ficam concentradas entre os ossos e os tendões, ligamentos, músculos e pele para facilitar os movimentos e reduzir o atrito.

Se uma bursa fica irritada e inflamada, é chamada de bursite. A Glucosamina, Condroitina, MSM ajuda a lubrificar e reduzir as inflamações.

Esclerose múltipla

Esclerose múltipla é uma doença que alguns dos sinais e sintomas atinge funções motoras, e perda da força muscular, dificuldade para andar, espasmos e rigidez muscular.

O Complexo de Glucosamina e Condroitina pode ajudar na recuperação muscular e rigidez.

Como tomar a Glucosamina e Condroitina

O suplemento de Glucosamina, Condroitina, MSM está disponível em comprimidos, cápsulas e cápsulas em gel e diferentes dosagens.

Em geral para os comprimidos e cápsulas a indicação é tomar de 2 a 3 comprimidos ao dia, dependendo da dosagem de cada produto.

Estes comprimidos ou cápsulas devem ser tomados de uma única vez ou divido durante o dia, de preferência junto com uma refeição.

Lembre-se de seguir as instruções do seu médico, ou as instruções contidas nas embalagens do produto de acordo com as recomendações do fabricante.

Glucosamina e Condroitina: Efeitos Colaterais

O complexo de Glucosamina e Condroitina é seguro para a maioria das pessoas. Porém, algumas possíveis reações adversas podem existir, tais como:

  • Náusea e Vomito
  • Diarreia
  • Azia
  • Dor na região da barriga

O complexo de Glucosamina e Condroitina pode desregular o controle de açúcar no sangue de pessoas com diabetes, este risco é relativamente baixo, mas pessoas com diabetes precisa de orientação médica antes de iniciar o uso do suplemento.

Mulheres gravidas ou lactantes não é recomendado fazer o uso do suplemento antes de consultar o médico.

Pessoas com alergias a frutos do mar, crustáceo não podem fazer uso do suplemento antes de consultar um médico.

Suspenda imediatamente o uso do suplemento caso você sentir qualquer reação adversa.

Glucosamina e Condroitina: Contraindicação

Você não deve usar este produto se você é alérgico a Glucosamina e Condroitina; ou se você estiver em uso da substância Varfarina.

Siga todas as instruções no rótulo do produto e na embalagem.

Informe cada um de seus profissionais de saúde sobre todas as suas condições médicas, alergias e todos os medicamentos que você usa.

Ainda, será necessário perguntar a um médico, farmacêutico ou outro profissional de saúde se é seguro para você usar este produto se você tiver:

  • Asma
  • Alergia a mariscos (ostra, caranguejo, camarão)
  • Diabetes
  • Pressão alta, colesterol alto
  • Câncer de próstata
  • Hemorragia ou distúrbio de coagulação sanguínea, como hemofilia
  • Caso esteja grávida ou amamentando

Além disso, em caso de tratamento médico com uso de qualquer outro medicamento, o médico deverá ser consultado antes de iniciar o tratamento.

Conclusão

A Glucosamina e Condroitina são encontradas são produzidas em nosso organismo naturalmente, mas, ao passar do tempo esta produção natural diminui, podendo causar vários problemas de saúde.

O complexo de Glucosamina e Condroitina é um poderoso anti-inflamatório, ajuda a diminuir as dores causadas pelo desgaste da cartilagem das articulação além de ser indicado para outras doenças como Glaucoma, Colesterol alto, Cistite, dentro muitas outras.

O suplemento fabricado a partir de crustáceo, ou ossos de animais, ajudam a repor os níveis de Glucosamina e Condroitina para aliviar dores e tratar sintomas de inflamações, desgastes e todos os outros problemas relacionados a estrutura esquelética, muscular, e articular do corpo.

Apesar de duas substâncias naturais e de baixo risco para a saúde é sempre recomendado que um médico seja consultado antes de iniciar qualquer tratamento.

Fontes: healthline, WebMed