Suplementação
  
Bem-estar
  

Glucosamina e Condroitina: para que serve e como tomar

Glucosamina e Condroitina - Benefícios

O complexo de Glucosamina e Condroitina tem sido visto pelos especialistas como um poderoso aliado na redução das dores causadas pela artrite.

Artrite é uma inflamação nas articulações e em alguns casos pode resultar no desgaste da superfície lisa da cartilagem encontradas principalmente nas articulações.

Estima-se que, mais de 10 milhões de brasileiros já sofrem com dores causadas pela a artrite.

E estas dores não geram apenas incomodo ao caminhar e se movimentar, em geral, elas são causadas por doenças devastadoras que além de causar as dores, podem levar desde uma incapacidade grave, até à morte prematura.

O Complexo de Glucosamina e Condroitina além reduzir as dores causadas pela artrite, também serve para o tratamento e prevenção de outras doenças, como o Glaucoma, Colesterol alto e Cistite.

E por que este complexo é considerado uma “segunda chance” para quem sofre com dores articulares? Quais são os benefícios da Glucosamina e Condroitina? Há alguma contraindicação ou efeito colateral?

Veja o que você irá encontrar no artigo de hoje.

O que é Glucosamina e Condroitina?

A Glucosamina e Condroitina são substâncias produzidas pelo nosso próprio corpo, e atualmente também podem ser encontradas na forma suplementos alimentares (ou remédio), estes suplementos frequentemente são usados como tratamento natural para a artrite.

A Glucosamina pode ser encontrada como Hidrocloreto de Glucosamina ou Sulfato de Glucosamina, já o Sulfato de Condroitina é a fórmula mais comum.

Em geral estas duas substâncias são também são encontradas em suplementos que também contém MSM (Metilsufonilmetano) e/ou ácido hialurônico.

Juntos estes ingredientes formam um poderoso complexo que ajuda no tratamento e redução das dores e inflamações nas articulações.

Há muitas evidências de que este complexo pode ajudar a controlar a artrite, protegendo contra o desgaste da cartilagem.

Embora o uso uso mais comum da Glucosamina e Condroitina é para o tratamento da artrite, há também evidências este complexo também possa auxiliar no tratamento de outras doenças.

Dor no Joelho

Por exemplo, a Glucosamina é apontada como um alternativa natural para o tratamento da cistite intersticiais, desordem articular temporomandibular e glaucoma.

Enquanto isso, a Condroitina é também é usada para tratar cataratas, síndrome do olho seco, colesterol alto e infecções do trato urinário.

A Condroitina é uma substância natural formada por cadeias de açúcar. É sabido que a Condroitina ajude o corpo a manter o fluido e a flexibilidade nas articulações.

A Glucosamina, por outro lado, é proteína de açúcar que ajuda seu corpo a construir cartilagem (o tecido conjuntivo duro localizado principalmente nos ossos próximos às articulações). Glucosamina é uma substância natural encontrada em ossos, medula óssea, mariscos e fungos.

O tratamento da artrite é um dos benefícios mais importantes da Glucosamina e Condroitina. Outros usos incluem o tratamento da cataratas, glaucoma, problemas de bexiga, doença cardíaca, colesterol alto ou TMJ (doença articular temporomandibular).

Glucosamina e Condroitina e seus benefícios

Glucosamina e Condroitina - Benefícios

Como já dissemos anteriormente, a principal função da Glucosamina e Condroitina é manter a flexibilidade e a lubrificação nas articulações.

Estas substâncias mantém a cartilagem das articulações lubrificadas e saudáveis, impedindo que os ossos esfreguem entre si, evitando dor e inflamação.

Protegendo contra desgaste natural, renovando a cartilagem, ajudando a aliviar dores e inflamações no organismo em geral.

O composto é usado para aliviar a dor e para se livrar dos sintomas da artrite reconstruindo cartilagem no corpo.

A Condroitina, especialmente, ajuda a retardar a progressão da artrite nos seres humanos.

A Glucosamina e Condroitina ajudam a aumentar a produção de ácido hialurônico que é um componente do fluido sinovial. Este fluido ajuda na lubrificação das articulações.

Outro benefício inclui a promoção da função articular saudável, reduzindo o inchaço e a dor.

Eles também ajudam a melhorar a flexibilidade das articulações. Ajuda a equilibrar hormônios e controlar a atividade das enzimas no corpo.

O uso do Complexo de Glucosamina e Condroitina

Glucosamina e Condroitina em Cápsulas

Apesar da Glucosamina e Condroitina serem indicadas principalmente para o tratamento de dores articulares causadas por artrite.

A suplementação com o complexo de Glucosamina e Condroitina também é indicada para diversas outras condições.

Veja a lista dos usos mais comuns:

Reumatismo

Reumatismo é o nome popularmente conhecido, mas que na verdade abrange mais de 200 doenças que afetam cartilagens, articulações, músculos, ligamentos e tendões.

As mais comuns são Artrite reumática e Artrose. São problemas de saúde que não tem cura, mas que existe tratamento.

São problemas que atacam a saúde devido ao avanço da idade. A falta de tratamento adequado pode acarretar o avanço da doença e em uma piora do quadro.

Osteoporose

200 milhões de pessoas no mundo sofre com osteoporose, no Brasil são 10 milhões de brasileiros com o problema.

Segundo dados de um novo estudo, no mundo, o custo anual de hospitalização por fraturas causadas pela doença é de 19,8 bilhões de reais. Este valor é maior que o custo de infarto, derrames e câncer de mama.

Esta condição atinge homens e mulheres, a osteoporose torna os ossos fracos e quebradiços, casos mais graves impedem que uma pessoa possa ter uma vida normal.

Osteoporose

O suplemento de Glucosamina e Condroitina junto com outras vitaminas e minerais como Vitaminas D-3 e Cálcio ajuda a melhorar o tratamento, diminui as inflamações e dores, melhora a flexibilidade e a lubrificação, proporcionando melhoras, para que a pessoa que vive com este problema, possa ter um conjunto de benefícios no tratamento e ajudar a evitar que o problema se agrave.

Osteoporose é uma doença silenciosa, os sintomas não surgem no início do problema, pessoas acima dos 30 anos podem prevenir o surgimento deste mal com exercícios, suplementação e uma dieta saudável.

Artrose (Osteoartrite)

A artrose é a degeneração da cartilagem e articulações, causada por sobrecarga e/ou pela idade.

Ele pode afetar qualquer articulação, porém, as mais comuns são as articulações das mãos, pescoço, coluna, joelhos e quadril.

O uso do suplemento para tratar Osteoartrite quando tomado por longo período de tempo ajuda a retardar a progressão da osteoartrite, proporciona alívio significativo nos sintomas de dor, rigidez e inchaço melhorando a função dos movimentos dos joelhos e quadril e proporciona alívio dos sintomas, melhorando a qualidade de vida que quem sofre com o problema.

Artrite Reumatoide

O uso do suplemento de Glucosamina e Condroitina pode ajudar no tratamento da Artrite reumatoide.

Este mal é mais comum entre as mulheres é uma condição que ataca as articulações e pode causar dores e deformações, os sintomas provoca inchaço, rigidez nas articulações e dores nas juntas, e pode imitar os movimentos.

A Artrite Reumatoide costuma atacar especialmente joelhos, tornozelos e mãos (dedos). A inflamação crônica precisa ser tratada e contida ou a condição pode piorar e causar degeneração inclusive nos ossos e se espalhar pelo corpo.

Artrite Reumatoide não tem cura, mas deve ser tratada para que os seus efeitos possam ser minimizados trazendo assim uma melhor qualidade de vida para a pessoa que sofre deste mal.

Tendinite

Tendinite

Os tendões, são como cordões que unem os músculos aos ossos, a inflamação nos tendões é chamada de tendinite.

Dores e sensibilidade agudas, dificuldade na movimentação são as suas principais características.

Tendinite tem como causa movimentos repetitivos seja eles em práticas de esportes ou trabalho.

A tendinite tratada apropriadamente pode ter uma rápida recuperação.

A Glucosamina, Condroitina, MSM pode ajudar a reduzir a inflamação e na lubrificação e melhorar a flexibilidade dos movimentos.

Articulação temporomandibular (TMJ)

temporomandibular

Distúrbios temporomandibular causam dores nas articulações da mandíbula e nos músculos que controlam o movimento da mandíbula.

A causa deste problema pode variar como fatores genéticos, artrite ou lesão local.

Pessoas que sofrem com este problema tendem a ter problemas dentários como bruxismo, enxaquecas crônicas, estresse ou ansiedade.

O suplemento da Glucosamina, Condroitina, MSM ajuda no tratamento da articulação facial, promove alívio das dores e sensibilidade, diminui a inflamação e aumenta a mobilidade da mandíbula.

Distúrbios musculoesqueléticos

O distúrbio musculoesquelético é uma condição que afeta músculos, ossos e articulações do corpo, os sintomas são dores, rigidez articular, inchaço, vermelhidão local, fraqueza muscular, limitação de movimentos.

Esta condição tem principal ligação com trabalhadores que tem poucos movimentos durante o dia e que mantem a mesma postura por horas.

O uso do suplemento ajuda a prevenir quem ainda não tem o problema, mas que tem a rotina, e ajuda a tratar os sintomas de quem já sofre com o problema.

Fibromialgia

Fibromialgia

Fibromialgia é uma condição crônica que causa dor nos músculos e ossos.

A Fibromialgia é uma condição que atinge homens e mulheres, os sintomas são dores pelo corpo, os pontos mais afetados são cabeça, ombros, ancas, costas, joelhos, cotovelos, parte superior do tórax e pernas.

Atualmente não há cura para este mal, mas o tratamento a base de anti-inflamatório pode ter resultados.

Cistite Intersticial

A Cistite Intersticial é uma doença crônica causada por irritação e inflamação e afeta a parede da bexiga.

Esta condição atinge homens e mulheres, mas na sua grande maioria as mulheres são as maiores vítimas deste problema.

É um problema que pode ser tratado, mas não tem cura. Os sintomas podem afetar o dia-a-dia de uma pessoa e causar muito desconforto devido a quantidade de vezes que é necessário ir no banheiro para urinar, dor no baixo ventre, sensibilidade e pressão na bexiga, dor e desconforto durante o ato sexual, em mulheres as dores podem aumentar no período menstrual, nos homens dor no pênis e escroto.

Todos os sintomas podem piorar com o tempo. Esta condição esta associada a uma deficiência no composto glicosaminoglicanos e a Glucosamina é um precursor deste composto.

O uso de Glucosamina, Condroitina, MSM pode ajudar e a aliviar as dores e a inflamação.

Bursite

Bursite

Bursa é o nome dado a pequenas bolsas líquidas que ficam concentradas entre os ossos e os tendões, ligamentos, músculos e pele para facilitar os movimentos e reduzir o atrito.

Se uma bursa fica irritada e inflamada, é chamada de bursite. A Glucosamina, Condroitina, MSM ajuda a lubrificar e reduzir as inflamações.

Esclerose múltipla

Esclerose múltipla é uma doença que alguns dos sinais e sintomas atinge funções motoras, e perda da força muscular, dificuldade para andar, espasmos e rigidez muscular.

O Complexo de Glucosamina e Condroitina pode ajudar na recuperação muscular e rigidez.

Como tomar a Glucosamina e Condroitina

O suplemento de Glucosamina, Condroitina, MSM está disponível em comprimidos, cápsulas e cápsulas em gel e diferentes dosagens.

Em geral para os comprimidos e cápsulas a indicação é tomar de 2 a 3 comprimidos ao dia, dependendo da dosagem de cada produto.

Estes comprimidos ou cápsulas devem ser tomados de uma única vez ou divido durante o dia, de preferência junto com uma refeição.

Lembre-se de seguir as instruções do seu médico, ou as instruções contidas nas embalagens do produto de acordo com as recomendações do fabricante.

Glucosamina e Condroitina: Efeitos Colaterais

O complexo de Glucosamina e Condroitina é seguro para a maioria das pessoas. Porém, algumas possíveis reações adversas podem existir, tais como:

  • Náusea e Vomito
  • Diarreia
  • Azia
  • Dor na região da barriga

O complexo de Glucosamina e Condroitina pode desregular o controle de açúcar no sangue de pessoas com diabetes, este risco é relativamente baixo, mas pessoas com diabetes precisa de orientação médica antes de iniciar o uso do suplemento.

Mulheres gravidas ou lactantes não é recomendado fazer o uso do suplemento antes de consultar o médico.

Pessoas com alergias a frutos do mar, crustáceo não podem fazer uso do suplemento antes de consultar um médico.

Suspenda imediatamente o uso do suplemento caso você sentir qualquer reação adversa.

Glucosamina e Condroitina: Contraindicação

Você não deve usar este produto se você é alérgico a Glucosamina e Condroitina; ou se você estiver em uso da substância Varfarina.

Siga todas as instruções no rótulo do produto e na embalagem.

Informe cada um de seus profissionais de saúde sobre todas as suas condições médicas, alergias e todos os medicamentos que você usa.

Ainda, será necessário perguntar a um médico, farmacêutico ou outro profissional de saúde se é seguro para você usar este produto se você tiver:

  • Asma
  • Alergia a mariscos (ostra, caranguejo, camarão)
  • Diabetes
  • Pressão alta, colesterol alto
  • Câncer de próstata
  • Hemorragia ou distúrbio de coagulação sanguínea, como hemofilia
  • Caso esteja grávida ou amamentando

Além disso, em caso de tratamento médico com uso de qualquer outro medicamento, o médico deverá ser consultado antes de iniciar o tratamento.

Conclusão

A Glucosamina e Condroitina são encontradas são produzidas em nosso organismo naturalmente, mas, ao passar do tempo esta produção natural diminui, podendo causar vários problemas de saúde.

O complexo de Glucosamina e Condroitina é um poderoso anti-inflamatório, ajuda a diminuir as dores causadas pelo desgaste da cartilagem das articulação além de ser indicado para outras doenças como Glaucoma, Colesterol alto, Cistite, dentro muitas outras.

O suplemento fabricado a partir de crustáceo, ou ossos de animais, ajudam a repor os níveis de Glucosamina e Condroitina para aliviar dores e tratar sintomas de inflamações, desgastes e todos os outros problemas relacionados a estrutura esquelética, muscular, e articular do corpo.

Apesar de duas substâncias naturais e de baixo risco para a saúde é sempre recomendado que um médico seja consultado antes de iniciar qualquer tratamento.

Fontes: healthline, WebMed

8 comentários sobre este artigo

  • Carlos Marques

    Carlos Marques
    07/11/20 à16 05:17 às 05:17

    Excelente conteúdo

  • Márcia Lopes dos Santos

    Márcia Lopes dos Santos
    28/11/20 à47 06:13 às 06:13

    Eu faço uso continuo desse medicamento e né sinto muito bem!!

  • Ivonete B. Simplício

    Ivonete B. Simplício
    31/12/20 à09 08:20 às 08:20

    Adorei as informações, bem coordenadas e de fácil compreensão.

  • José Martins

    José Martins
    17/07/22 à29 01:05 às 01:05

    Agradeço que informe se a glucosamina tem cálcio se pode intupir a artéria a porta obrigado pela vossa atenção

    • Vitaminas Prime

      Vitaminas Prime
      17/07/22 à44 15:48 às 15:48

      Olá José Martins! Primeiramente gostaríamos de agradecemos a sua participação, ela também poderá ajudar outros leitores a tirarem suas dúvidas. Sobre a questão, não há relatos relacionados ao uso da Glucosamina com efeitos colaterais no sistema cardíaco como o mencionado por você em seu comentário. Porém, somente um médico ou um especialista poderá analisar o seu caso e garantir que o uso da Glucosamina seguro para você. Por isso, recomendamos que você consulte um médico de sua confiança antes de fazer uso da Glucosamina, ou de fazer uso de qualquer outro suplemento alimentar.

  • Helena

    Helena
    24/02/23 à27 22:21 às 22:21

    Condroitina e glicosamina podem causar alterações no trato urinário? Infecção de urina, dor no canal e bexiga?

    • Vitaminas Prime

      Vitaminas Prime
      05/04/23 à33 00:34 às 00:34

      Olá Helena, agradecemos a sua participação. Apesar de não haver pesquisas que indicam que causam alterações, sempre indicamos que um médico seja consultado, principalmente para pessoas que já possuem alguma condição médica específica.

  • Odair leite Ferreira

    Odair leite Ferreira
    10/05/23 à25 14:10 às 14:10

    Eu já venho a muito tempo tendo estes tipos de dores só agora eu estou passando com um profissional na área ele me indicou o tratamento com este medicamento se antes eu tivesse estes tipos de informações eu não estaria passando por isto parabéns pelo trabalho