Product was successfully added to your shopping cart.
Suplementação
  
Bem-estar
  

Suplemento Alimentar para Terceira Idade: quais os melhores e mais indicados

Suplemento Alimentar para idosos

Qual a importância do suplemento alimentar para a terceira idade? O nosso corpo passa por uma série de alterações no corpo e no organismo.

Dentre elas, podemos enfrentar problemas como a redução do apetite, fadiga, digestão lenta e disfagia, assim como problemas dentários, que impactam diretamente no nosso consumo alimentar.

Diante disso, é comum apresentarmos deficiência de vitaminas e minerais importantes que ocasionam perda de peso e massa muscular, sendo necessário optar pela suplementação alimentar.

Confira neste artigo qual o melhor suplemento alimentar para idosos e mais informações importantes sobre o assunto!

Veja o que você irá encontrar neste artigo:

O que causa desnutrição na terceira idade?

Embora pouco discutida e diagnosticada, a desnutrição em idosos é comum e acomete cerca de 15 a 60% de idosos em todo o mundo.

A desnutrição pode estar associada a vários fatores, sendo o principal deles o consumo insuficiente de alimentos ou a pouca variedade dos mesmos.

Fatores biológicos como a perda de apetite e percepção de saciedade também contribuem para esse cenário, assim como remédios que podem piorar a falta de apetite e o paladar.

Assim, deficiências nutricionais como anemia e falta de vitamina D acometem constantemente pessoas da terceira idade, o que as tornam mais suscetíveis a doenças e quadros infecciosos.

Como os fatores da velhice podem influenciar diretamente no consumo de alimentos que tragam uma alta carga nutricional, como proteínas, por exemplo, pode se fazer necessário o uso de suplementos nutricionais de fácil consumo e absorção para atender essa demanda.

Saiba mais sobre eles a seguir!

Primeiramente, o que é suplemento alimentar?

Muitas pessoas ainda têm dificuldade de saber e identificar o que é exatamente um suplemento alimentar: é um remédio? é uma pílula? do que é feito? tem contraindicação?

O suplemento alimentar não é um medicamento e geralmente é feito com substâncias naturais, projetado para suprir determinadas deficiências nutricionais.

Também conhecido como complemento alimentar, ele pode ser composto de minerais, vitaminas, aminoácidos, proteínas, nutrientes ou feito de alimentos ou extratos naturais importantes para a boa manutenção da saúde.

Pode ser considerado um suplemento alimentar qualquer produto com a função de:

  • Complementar de forma prática e eficiente a nutrição proveniente dos alimentos;
  • Oferecer compostos ativos que tragam benefícios adicionais para a saúde e metabolismo como vigor, força e energia, atributos que vão além da alimentação balanceada.

Benefícios dos suplementos alimentares

Os suplementos alimentares costumam ser particularmente indicados para pessoas com dificuldades para extrair os nutrientes dos alimentos ou que possuam problemas digestivos.

Além disso, é muito recomendado para atletas, que desejam obter altos níveis de nutrientes, gestantes e idosos.

O suplemento alimentar é ainda mais fundamental neste último caso, na idade madura (a partir dos 35-40 anos), quando a metabolização de nutrientes se torna mais lenta e na terceira idade, quando podemos apresentar deficiência na absorção desses nutrientes.

Confira alguns benefícios do suplemento alimentar para idosos:

  • Ajudar a combater a fragilidade física: ao permitir maior eficiência metabólica na absorção de aminoácidos, proteínas e lipídeos.
  • Ajuda a combater a depressão, fadiga e outras doenças neurológicas: já que podem oferecer nutrientes importantes para a síntese de neurotransmissores como dopamina, noradrenalina, serotonina e GABA.
  • Saúde e integridade dos ossos e da pele: pois oferecem vitaminas e nutrientes importantes para garantir a manutenção e regeneração de músculos e tecidos.

Quais os melhores suplementos para idosos?

Há algumas principais indicações para suplementação alimentar na terceira idade, sendo elas para imunidade, controle de peso e que melhorem as atividades físicas e mentais.

Com base nisso, separamos aqui as principais suplementações essenciais para idosos. Confira!

Suplementos essenciais

Se você está buscando uma melhor saúde e qualidade de vida, precisa incluir os seguintes suplementos na sua rotina diária. São eles:

Ômega-3 e DHA

Essenciais para evitar o declínio cerebral e doenças crônicas no cérebro como o Alzheimer. Além disso, também oferecem efeito cardioprotetor e redução em sintomas de doenças inflamatórias nas articulações como a artrite.

Colágeno

Fundamental para a resistência e elasticidade dos tecidos e órgãos no geral. Os colágenos tipo I e II são excelentes para diminuir o envelhecimento da pele, o desgaste nas articulações e fortalecimento de unhas e cabelos.

Fibras alimentares

Ajudam no funcionamento do intestino, favorecendo, principalmente, o crescimento de probióticos e lactobacillus. Também estimulam o peristaltismo intestinal (as contrações naturais do intestino) diminuindo a prisão de ventre e ajudam na limpeza intestinal, diminuindo os riscos de câncer na região.

Vitaminas e minerais mais importantes para os idosos

As vitaminas auxiliam na cura de doenças e na boa absorção dos nutrientes ingeridos no consumo alimentar, além de regular funções metabólicas e até trazer melhor saúde emocional.

Vitaminas Esssenciais

Veja algumas das melhores vitaminas para compor a suplementação na terceira idade:

Vitamina D

Essencial para a saúde óssea e manutenção da musculatura, além de auxiliar como anti inflamatória e na imunidade. Também é importante para diminuir os riscos de doenças cardiovasculares, proteger contra a demência, diabetes e até câncer.

Vitamina B12

Estudos recentes mostram que essa vitamina auxilia na saúde cardiovascular e protege contra doenças neurológicas como parkinson e alzheimer, além de ser eficiente na prevenção de esclerose múltipla.

Vitamina B12

Atua ajudando na diminuição da fadiga e a oferecer maior vigor e energia na terceira idade. Além de estar associada também à saúde ocular.

Vitamina C

A vitamina C possui uma série de benefícios em qualquer idade, principalmente na velhice. Ela auxilia na formação de colágeno e absorção do ferro e age como antioxidante, reduzindo a ativação de radicais livres. Assim, ela oferece maior resposta imune, previne doenças cardíacas e câncer, além de retardar a formação da catarata.

Vitamina K2

Muito importante para saúde cardiovascular, óssea e linfática. Ela auxilia no transporte do cálcio para os ossos, na regulação do metabolismo do cálcio, atuando também na ligação do cálcio aos ossos, proporcionando uma estrutura óssea mais densa e forte.

Minerais essenciais

Os minerais atuam diretamente na manutenção dos tecidos e atuam em diversos sistemas enzimáticos importantes como a digestão, destoxificação hepática e absorção, além de ser muito importante para a manutenção do sistema nervoso.

Além disso, fazem parte dos componentes estruturais de órgãos, ossos e dentes. Ou seja, são indispensáveis para a saúde do corpo em geral na terceira idade.

Veja alguns dos minerais importantes para a suplementação alimentar para idosos:

Magnésio

Este mineral é importantíssimo para a saúde óssea e para saúde muscular e do sistema nervoso. Atua também na síntese de proteínas e produção de energia.

Zinco

A suplementação com zinco é benéfica para diversos processos fisiológicos como o desenvolvimento cognitivo e função imune, sendo indispensável no bom desenvolvimento físico e mental.

Cobre

Para maior energia e vigor físico, o cobre é um grande aliado, além de atuar nas defesas do corpo contra infecções e reparar tecidos.

Selênio

Um ótimo aliado na saúde cardiovascular e possui alta ação antioxidante, neutralizando radicais livres.

Iodo

O Iodo é essencial para a saúde da tireoide, além de ajudar no bom funcionamento das atividades metabólicas e fortalecer o sistema imunológico.

Cuidados e como tomar

Os suplementos alimentares podem ser consumidos tanto na alimentação, através dos próprios alimentos como leites e derivados, frutas, verduras, legumes e proteínas no geral ou através de cápsulas, tabletes ou pó solúvel que contém sintetizados os componentes necessários para suprir as demandas nutricionais.

Para a suplementação de vitaminas, existem produtos multivitamínicos completíssimos no Mercado para a terceira idade. Há suplementos para atender tanto a demanda nutricional dos homens, quanto das mulheres.

Há também produtos que contam tanto com a suplementação de vitaminas, como minerais e outras macromoléculas importantes em pó, que podem ser diluídas em água ou leite e possuem um sabor agradável.

Cuidados com suplementos alimentares

Vale ressaltar que os suplementos alimentares não substituem uma alimentação rica e balanceada e devem ser usados como complementares na alimentação saudável.

Além disso, de acordo com a regulamentação da Anvisa, não são medicamentos e, por isso, não servem para curar ou tratar doenças.

Lembre-se sempre de adquirir suplementos originais, optando por ter acompanhamento do seu médico, nutricionista ou biomédico para passar as doses recomendadas para o seu caso.

Contraindicações e efeitos colaterais

Como dito anteriormente, procure um especialista em saúde para passar a dose recomendada de suplementos alimentares para suprir suas demandas nutricionais especificamente.

Altas doses de algumas vitaminas, como as vitaminas A e D, por exemplo, podem causar intoxicação. O excesso de cálcio e proteína também podem contribuir para o aparecimento de cálculos renais.

Em relação aos efeitos colaterais, as chances são mínimas, pois esses produtos apresentam características nutricionais idênticas ou similares às dos alimentos.

Porém, alguns indivíduos podem apresentar alergias ou intolerância a determinados suplementos.

Efeitos colaterais causados pelo consumo em excesso de suplementos alimentares

  • Intoxicação;
  • Sobrecarga de alguns órgãos como rins e fígado;
  • Dor de cabeça e tonturas;
  • Fadiga ou insônia;
  • Alergias na pele;
  • Reações gastrointestinais.

Conclusão

Na dose certa e com acompanhamento de um especialista, o suplemento alimentar para idosos só trará benefícios para a boa saúde e melhor qualidade de vida na terceira idade.

Opte pelo produto que melhor irá se adequar à sua rotina alimentar e trará mais conforto ao ser consumido.

Em nossa loja você tem uma variedade de suplementos multivitamínicos para todas as idades, não deixe de conferir!