Product was successfully added to your shopping cart.
Suplementação
  
Alimentação
  

Suplementos para Emagrecer: 5 Suplementos que Ajudam a Perder Peso

Suplementos para Emagrecer

Os suplementos para emagrecer, quando são usados da maneira correta, ajudam as pessoas na perda de peso de forma saudável. Eles são combinados com uma alimentação balanceada e que é rica em nutrientes.

A atuação dos suplementos varia conforme o tipo escolhido. Dependendo do método de emagrecimento, uma certa opção pode ser o melhor suplemento para emagrecer. Para escolher, é essencial entender como cada um atua.

Ao prosseguir com a leitura, você vai entender como funcionam os suplementos para emagrecer e quais as escolhas mais recomendadas!

Veja o que você irá encontrar neste artigo:

Como os suplementos podem ajudar no emagrecimento saudável?

"Mais de 60% da população brasileira adulta sofre com a condição de sobrepeso. Uma grande parcela dela acaba buscando nos suplementos uma alternativa para emagrecimento." (fonte: IBGE 2019)

Os suplementos para emagrecer são substâncias preparadas com a intenção de acelerar o metabolismo e estimular a queima de gordura. Por isso que a sua principal função é termogênica, aumentando a temperatura corporal e colaborando com a perda de peso.

Além disso, eles são alimentos que fornecem nutrientes importantes para o emagrecimento, como fibras, vitaminas, ácidos graxos, aminoácidos e minerais. Por serem ricos em fibras, contribuem para o que intestino absorva menos gordura.

Já as cadeias peptídicas dos aminoácidos glicina, prolina, lisina, hidroxilisina, hidroxiprolina e alanina, presentes no colágeno, contribuem para a saciedade. O colágeno hidrolisado é um alimento funcional, que quando diluído em água, evita a fome.

Como funcionam os suplementos para emagrecer?

O uso dos suplementos é obtido através da orientação de um especialista, que vai indicar o melhor suplemento para emagrecer e a dosagem. Também é recomendado que a suplementação seja acompanhada de uma dieta balanceada e atividades físicas.

E como funcionam os suplementos para emagrecer? Eles podem ser utilizados para complementar uma falha na alimentação ou suplementar ela, em casos onde há a necessidade nutricional maior.

Sem a recomendação médica, e principalmente quando a suplementação é feita em excesso, diversos efeitos adversos podem ser notados, como:

  • Alterações no sistema nervoso;
  • Palpitação cardíaca;
  • Insônia;
  • Fadiga;
  • Reações gastrointestinais;
  • Dor de cabeça;
  • Sobrecarga no fígado e rins (os órgãos responsáveis pelo metabolismo);
  • Reações na pele;
  • Intoxicação;
  • Cálculo renal;
  • Má absorção dos nutrientes.

Lembre-se de sempre seguir a orientação do fabricante ou de um médico especialista ao fazer uso de suplementos para emagrecer.

Quando é indicado o uso dos suplementos para emagrecer?

Apesar de serem todos suplementos para emagrecer, as finalidades variam conforme o tipo. Por isso que é recomendada a orientação por um profissional qualificado, que oriente não só a escolha, como também a dosagem.

A maioria dos suplementos tem propriedade termogênica, sendo indicados quando o consumidor busca acelerar a queima de gordura. Eles são indicados também para o ganho de massa magra, o que exige a alimentação adequada e exercícios físicos.

Contudo, é importante que avalie como o metabolismo reage a cada suplemento – alguns tem maior facilidade para a perda de peso, outros não.

Como devem ser consumidos os suplementos?

A dosagem varia conforme a indicação médica e o suplemento, mas geralmente é recomendada a ingestão com água após o almoço/jantar. É importante que o suplemento seja acompanhado de uma alimentação equilibrada em macro e micronutrientes.

Os macronutrientes, ou os carboidratos, que são encontrados em pães, arroz, macarrão e doces, proteínas e os lipídios. Já os micronutrientes são as vitaminas e minerais, que auxiliam na ingestão dos macronutrientes.

Através dessa combinação, o metabolismo é favorecido, assegurando o funcionamento correto do organismo. Porém, o mais importante é: o emagrecimento é estimulado através da queima de gordura e da maior sensação de saciedade.

Quais são os 5 principais suplementos para emagrecer?

Após entender como os suplementos podem ajudar a perder peso rápido de maneira saudável, surge outra pergunta: com quais suplementos contar? A resposta depende de como pretende alcançar o objetivo, que é o emagrecimento.

Cada suplementação a seguir apresenta os seus próprios benefícios para ajudar na queima de gordura e/ou criação de maior saciedade. Além disso, também vão além do emagrecimento, apresentando muitos outros benefícios.

E quais são os 5 principais?

  • Apple Cider Vinegar (Vinagre de Maçã);
  • Garcinia Cambogia;
  • Cinnamon (Canela)
  • Coconut oil (Óleo de Coco);
  • Melatonina.

Confira mais sobre todos eles!

Apple Cider Vinegar (Vinagre de Maçã)

O vinagre de maçã é um ácido acético, que é um antioxidante responsável por controlar os níveis da glicose e da insulina no sangue. Com isso, acaba prolongando a saciedade, o que ajuda no controle da fome.

Como suplemento, ele vai além do controle de apetite, acelerando o metabolismo das gorduras e reduzindo o colesterol ruim (LDL). O LDL é uma lipoproteína de baixa densidade que pode se acumular nas artérias, tornando difícil o fluxo de sangue.

Com a diminuição desse colesterol, é possível evitar problemas de saúde como o infarto e o AVC. Além disso, o ácido acético é responsável por desintoxicar o organismo, reduzindo ou eliminando completamente o excesso de toxinas acumuladas.

Tendo o excesso reduzido, os principais benefícios são:

  • Redução dos inchaços e dores;
  • Diminuição das espinhas;
  • Ajuda a perder peso rápido;
  • Melhora da concentração;
  • Retardamento do envelhecimento precoce da pele.

O que contém o suplemento?

Em geral, o pacote com o suplemento apresenta 450 mg do vinagre de maçã, que estão disponíveis em 100 cápsulas. É recomendado o consumo de 1 cápsula por dia após uma grande refeição (almoço ou jantar).

Outros ingredientes que compõe o suplemento são as cápsulas de gelatina, pó de arroz, estearato de magnésio vegetal e sílica.

Garcínia Cambogia

A Garcínia Cambogia se trata de uma planta medicinal da espécie Garcinia gummi-gutta, sendo também conhecida como citrino, malabar tamarindo e árvore do petróleo. Seu fruto é rico em alcaloides, compostos fenólicos e ácidos orgânicos que ajudam a emagrecer.

Na casca da garcínia, se encontra o ácido hidroxicítrico, que é capaz de bloquear a enzima citrato liase. Ela é responsável pela transformação de açúcares e outros carboidratos obtidos da alimentação em gordura.

Dessa forma, ao bloquear a enzima, contribui para que o excesso de açúcar não entre nas células, sendo eliminado pela urina e pelas fezes. Com isso, a garcínia supre o apetite e acelera o metabolismo, evitando o acúmulo de gordura no corpo.

Além disso, a casca também estimula a produção da serotonina, um neurotransmissor que aumenta a sensação de prazer e bem-estar. Com isso, inibe naturalmente o apetite.

Por fim, traz outros benefícios além do emagrecimento, tendo ação:

  • Anti-inflamatória;
  • Antioxidante;
  • Antiulcerosa;
  • Antimicrobiana;
  • Anti-helmíntica (helmintos são vermes multicelulares);
  • Antidiabética;
  • Diurética.

O que contém o suplemento?

No suplemento, existe a erva tradicional que é encontrada no extrato de Garcínia Cambogia. No pacote, estão 800 mg de extrato padronizado da Garcínia (sendo fornecido 480 mg de ácido hidroxicítrico) e 100 mcg de cromo.

Eles são presentes em 90 cápsulas, sendo indicado o consumo de 2 cápsulas por dia após uma grande refeição (almoço ou jantar).

Outros ingredientes presentes no suplemento são a hipromelose (na cápsula) e concentrado de arroz. O produto é vegetariano!

Cinnamon (Canela)

A canela (de nome científico Cinnamomum sp) se trata de um tempero rico em nutrientes que ajudam a perder peso rápido. Ela é capaz de controlar os níveis de açúcar no sangue, reduzindo a presença da insulina.

Acontece que, normalmente, os carboidratos ingeridos são convertidos em açúcar no sangue (a glicose). Por causa disso, o pâncreas libera a insulina, que realiza o transporte do açúcar do sangue até as células, se tornando a principal fonte de energia do corpo.

Porém, quando há a ingestão exagerada de carboidratos, eleva-se os níveis de açúcar e, consequentemente, da insulina. O corpo entende que há muita energia disponível, mas como ela não é toda utilizada, a insulina converte a glicose extra em triglicérides.

As triglicérides são armazenadas na forma de gordura e daí surge o ganho de peso. A canela ajuda no controle dos níveis, o que reduz a insulina e diminui o armazenamento de gordura no corpo.

Mas além de ser um suplemento para queimar gordura, os seus compostos ativos (cumarina e os fenólicos) ajudam na prevenção da síndrome metabólica. Além disso, auxilia no controle da diabetes e é uma alternativa doce ao açúcar.

O que contém o suplemento?

No pacote do suplemento, se encontra presente 1000 mg de canela orgânica (pó da casca), que compõem 400 cápsulas. É indicado o consumo de 2 cápsulas por dia após uma grande refeição (almoço ou jantar).

Não são presentes o glúten, fermento, trigo, leite, lactose, açúcar, soja, sabor ou corantes artificiais.

Coconut oil (Óleo de Coco)

O óleo de coco se trata de uma gordura que é obtida através do coco seco ou do coco fresco. Por causa do seu ácido láurico, gera energia na célula de maneira acelerada, o que aumenta o gasto energético e reduz a presença da gordura localizada.

Além disso, o óleo de coco é capaz de proporcionar uma maior saciedade, redução do índice de massa corporal e do volume de gordura. Numa pesquisa realizada na UFRJ, o óleo foi capaz, inclusive, de diminuir a circunferência da cintura.

Fora o fato de ajudar a perder peso rápido, outros benefícios do óleo de coco que podem ser apontados são:

  • Aumento da energia física e da resistência do corpo;
  • Melhora da memória;
  • Prevenção de doenças cognitivas causadas pela idade;
  • Melhora da saúde digestiva e dos níveis de colesterol;
  • Alívio dos sintomas da artrite;
  • Capacidade hidratante e regenerativa na pele;
  • Melhora na saúde bucal (através de suas propriedades antimicrobianas).

O que contém o suplemento?

No pacote do suplemento, se encontram 2000 mg de óleo de coco virgem e, consequentemente, também:

  • 800-1000 mg de ácido láurico;
  • 300-400 mg de ácido mirístico;
  • 100-220 mg de ácido caprílico;
  • 140-240 mg de ácido palmítico;
  • 80-180 mg de ácido cáprico;
  • 180-200 mg de ácido oleico;
  • 30-100 mg de ácido esteárico;
  • 20-60 mg de ácido linoleico.

Existe um total de 100 cápsulas e a indicação é o consumo de 2 cápsulas por dia após uma grande refeição (almoço ou jantar).

Melatonina

A melatonina, também conhecida como hormônio do sono, se trata de uma substância que é originalmente produzida na glândula pineal do cérebro. Ela tem como principal função a regulação do relógio biológico do corpo.

Seu período de produção se inicia entre 21h e 22h e é interrompido entre 06:30 e 07:30. Dessa forma, o suplemento de melatonina é recomendado para pessoas que ficam acordadas à noite.

Além disso, a partir dos 50 anos de idade, a produção natural tende a decair – aos 65 anos, a produção já se encontra até 85% menor.

Sem um bom sono através da melatonina, não é promovida a regulação dos hormônios relacionados à fome, a grelina e a leptina. Além disso, os níveis de cortisol no sangue não são diminuídos, o que dificulta a queima de gordura e aumenta o apetite.

Fora isso, a melatonina ajuda na:

  • Contenção da insônia;
  • Combate à enxaqueca crônica;
  • Combate ao câncer:
  • Redução da pressão alta;
  • Tratamento das disfunções temporomandibulares, Alzheimer, Parkinson, endometriose e dores menstruais.

O que contém o suplemento?

Em geral, contém de 3mg até 10 mg de melatonina, além de outros ingredientes (dependendo da fórmula) que ajudam o corpo a relaxar e estimulam a produção próprio pelo organismo. Também é possível encontrar melatonina em diversos formatos e sabores sendo as mais comuns em comprimidos, cápsulas, gomas e líquidas.

Conclusão

Então, qual é o melhor suplemento para emagrecer? A verdade é que a resposta depende de como busca alcançar o objetivo de emagrecer. Cada suplemento citado nesse artigo apresenta o seu próprio mecanismo para auxiliar no emagrecimento.

O que pode ser feito para escolher é contar com a orientação médica, que vai indicar também a alimentação mais equilibrada. Além disso, também deve ser montado um programa de atividades físicas.

Agora que conhece os suplementos para emagrecer, comenta aí embaixo o que achou do conteúdo. Se tem dúvidas, escreve elas abaixo e se gostou do que leu, compartilha nas redes sociais!