Suplementação
  
Dormir Bem
  

Melatonina: para que Serve, Benefícios e Contraindicações

Tudo sobre Melatonina

Melatonina: para que serve, seus benefícios, contraindicações, efeitos colaterais e como tomar. Saiba tudo sobre o hormônio do sono antes de tomar!

Segundo a Associação Brasileira do Sonoe, mais de 73 milhões de brasileiros e brasileiras sofrem de algum distúrbio do sono.

Mas tomar Melatoina é indicada para ajudar a dormir melhor?

Muitos são os fatores que impactam na qualidade do sono, tais como estresse, agenda lotada, falta de rotina na hora de dormir, alterações hormonais e por aí vai.

Por isso que a Melatonina tem ganhado cada vez mais espaço no Brasil, a exemplo do que já acontece por décadas em países como os Estados Unidos.

Então iremos te explicar tudo o que você precisa saber sobre a Melatonina, e se ela é indicada para você.

Veja o que você irá encontrar neste artigo:

Melatonina, para que serve

A Melatonina é um hormônio natural que regula o relógio biológio do corpo, informando ao cérebro quando é hora de dormir e quando é hroa de acordar.

Por isso a Melatonina é popularmente conhecida como o hormônio do sono.

A Melatonina é produzida naturalmente pela glândula pineal localizada no cérebro, e em tese, a quantidade produzida pelo cérebro seria suficiente para fazer com que o indivíduo pudese ter seu cíclo diário regulado.

Mas isso nem sempre acontece, e é aí que os disturbios do sono podem aparecer.

A liberação da Melatonina acontece em ambientes escuros. A luz de abajures, celulares, televisores e outros aparelhos elétricos pode inibir a produção natural da Melatonina, e caso a liberação já tenha começado, ela irá se interromper no momento em que a claridade estiver presente no ambiente.

Benefícios da Melatonina?

 Além de regular o relógio biológico, a Melatonina também desempenha outras funções importantíssimas para nosso orgânismo, como por exemplo:

  • Ajuda no tratamento de alguns tipo de insônia e distúrbios do sono
  • Ajuda a melhorar o sono de trabalhadores noturnos
  • Ajuda a diminuir os efeitos do Jet-lag (viagens com troca de fuso horário)
  • A Melatonina é uma aliada contra a enxaqueca crônica
  • Ajuda a melhorar o sono dos deficientes visuais
  • Pode prevenir a demência e retardar doenças como Parkinson e Alzheimer
  • Pode prevenir o aumento de tumores para alguns tipos de cânceres
  • A Melatonina é uma aliada contra o autismo
  • A Melatonina é antioxidante e combate os radicais livres que causam o envelhecimento

Esta são apenas alguns dos benefícios da Melatonina!

Veja outros benefícios

A Melatonina e o sono

Desde que foi descoberta em 1958, a Melatonina tem sido alvo de diversos estudos, e o principal deles, é o seu efeito sobre o sono.

A ciência já sabe que o individuo que não produz Melatonina nos seus níveis normais, tende a ter dificuldades para dormir ou dificuldades para se manter dormindo durante toda a noite.

Isso porque, como já falamos, ela é um marcador hormonal que "avisa" ao cérebro que é hora de dormir. Ela tem seu pico de produção por volta das 9h e 10h da noite.

Veja o gráfico abaixo que simboliza como, o Ciclo Circadiano funciona (relógio biológico), e entenda como a sua produção funciona:

Ciclo Circadiano

Comprar Melatonina em cápsulas também tem sido uma solução para muitas pessoas que trabalham no período noturno e precisam de uma ajuda extra na hora de dormir durante o dia, onde em geral, o ambiente é mais claro e mais barulhento.

O uso também é indicado para pessoas que viajam longas distâncias, com troca de fuso horário, e precisam regular novamente seus relógios biológicos para o novo horário.

Mas além destes dois casos, há outros distúrbios do sono onde a Melatonina também é muito eficaz, falaremos mais abaixo sobre estes casos.

A Melatonina é antioxidante

Por ser um poderoso antioxidante, uma das funções da Melatonina é proteger o corpo contra os radicais livres, que são responsáveis pelo envelhecimento das células, ou seja, ela ajuda a combater os efeitos da idade. 

É por estes motivos, que pessoas que tem um sono de qualidade, em geral, sofrem menos com os efeitos do tempo, o que diminui o aparecimento e rugas, marcas de expressão, pele ressecada, dentre outros sinais do tempo.

Além disso, a Melatonina também já é alvo de estudos que mostram que o uso deste hormônio pode prevenir alguns tipos de canceres, como os de mama e próstata.

Isso porque, as células cancerígenas precisam de ambientes ácidos para se reproduzirem.

A Melatonina pode prevenir demência

Vários estudos no Brasil e pelo mundo já mostraram que a falta da produção da Melatonina tem uma ligação direta com males como Alzheimer e Parkinson. 

Isso porque pessoas que desenvolvem este tipo de males tem deficiência na produção deste hormônio, e em alguns casos, a sua produção pode chegar a zero.

Tratamento contra Autismo

A Melatonina tem se mostrado uma poderosa arma contra o autismo, apesar de não fornecer cura para este tipo de mal, ela age como um calmante natural, ajudando o portador a dormir mais tranquilamente durante a noite.

Melatonina sintética ou em comprimidos, para que serve?

O principal motivo pelo qual uma pessoa hoje em dia procura o suplemento da Melatonina em cápsulas ou líquida é para tratar algum tipo de distúrbio do sono.

Mas, como já vimos anteriormente, a Melatonina tem outros benefícios além de regular o ciclo do sono.

Então vamos ver exatamente para que ela serve.

Ajuda a dormir mais rápido

Quando a dificuldade para dormir está ligada a fatores como ansiedade, estresse, problemas hormonais, falta de produção natural da Melatonina, a utilização do suplemento de Melatonina é recomendada.

Outro fator que pode ser considerado para o uso da Melatonina é o avanço da idade. Já se sabe que após os 50 anos de idade, a produção natural deste hormônio começa a declinar, e aos 65 anos os níveis de produção podem ser até 85% menores.

Por este motivo, é comum que as pessoas mais idosas tendem a dormir menos do que as pessoas mais jovens. E quando isso se torna um problema, a preposição hormonal com Melatonina é uma grande aliada.

Melatonina é boa para a insônia?

Apesar de haver estudos conflitantes quanto o uso da Melatonina para os casos de insônia. Pacientes com este tipo de distúrbio em geral relatam dormir melhor após o uso da Melatonina.

Sabe-se também que ela é mais eficaz entre pessoas mais idosas do que em jovens e crianças, isso porque, a produção natural do hormônio do sono passa a sofrer uma redução a partir dos 50 anos.

Pesquisas mostram também que a melatonina pode melhorar os problemas do sono relacionados a condições como:

  • Depressão
  • Esquizofrenia
  • Epilepsia
  • Autismo
  • Ansiedade causado pelo processo conhecido como pré-operatório
  • Deficiências de desenvolvimento e intelectuais

Combate a enxaqueca crônica

Enxaqueca crônica é um verdadeiro martírio para quem sofre deste mal.

O mais complicado nestes casos é identificar as causas das dores de cabeça. E uma das causas destas dores pode estar ligada à má qualidade do sono, em alguns casos mais graves, estas dores de cabeça podem se tornar uma rotina diária.

Neste caso o hormônio do sono também poderá ser utilizado para normalizar o relógio biológico, fazendo com que o indivíduo passe a atingir as fases mais profundas do sono durante a noite, eliminando assim a causa das dores de cabeça.

Para mudança de fuso horário

Jet-lag é um disturbio do sono, comum entre pessoas que viajam grandes distância, com troca de fuso horário, e demoram para se adaptar ao novo horário. E como já citamos anteriormente, a Melatonina é um marcador hormonal e ajuda a regular o relógio biológico novamente.

Nosso corpo demora em média 3 a 7 dias para se adaptar a um novo horário. E o uso da Melatonina irá ajudar o cérebro equilibrar este ciclo novamente de forma mais rápida.

Melatonina, uma aliada dos trabalhadores noturnos

A Melatonina, assim como no caso dos viajantes, também poderá ajudar os trabalhadores noturnos a "informar" ao cérebro o momento correto para dormir.

Como a Melatonina é produzida sempre em ambientes escuros, trabalhadores noturnos em geral sofrem com a troca do dia pela noite, nestes caso o uso da cápsula de Melatonina poderá ser muito eficaz para corrigir esta mudança de hábito.

Deficientes visuais

Os deficientes visuais sofrem com a produção de Melatonina porque o cérebro não tem a luz do dia para distinguir o dia da noite. Portanto, o uso da Melatonina para estes casos pode ser indicado.

Ao tomar Melatonina, o deficiente visual, passa a controlar o momento em que o cérebro irá receber a substância, desta forma ele passará a ter um estimulo natural para dormir e também para acordar.

Melatonina e o Combate ao câncer

Não há estudos que comprovem que a Melatonina trás a cura para o câncer.

O que se sabe é que as células cancerígenas se desenvolve em ambientes ácidos, como a Melatonina é um antioxidante natural, estudos já mostram que ela pode ajudar a retardar ou parar o crescimento de tumores em alguns tipos de canceres, como mama e próstata.

Além disso, tomar melatonina por via oral pode melhorar a baixa contagem de plaquetas no sangue associada ao câncer e a seu tratamento.

A Melatonina ajuda a regular a pressão pressão sanguínea

Alguns estudos já mostraram que tomar Melatonina com Liberação Prolongda, pode reduzir a pressão arterial em pessoas que sofrem com pressão alta.

Nestes casos, a Melatonina com Liberação Rápida, não se mostrou muito eficaz para ajudar a reduzir a pressão arterial.

Disfunções Temporomandibulares

Pessoas que sofrem com "Disfunções Temporomandibulares" (DTM), conjunto de músculos e articulações da mandíbula, podem desenvolver dores crônicas. As pesquisas sugerem que tomar Melatonina na hora de dormir por 4 semanas reduz a dor em até 44%, e aumenta a tolerância à dor em 39% em pacientes que sofrem desta disfunção.

Alzheimer e Parkinson

Apesar de não fornecer cura para estes tipos de males, a Melatonina se mostrou muito eficaz quando tomada à noite por pacientes portadores destes males, isso porque ela ajuda a reduzir a confusão mental para durante a noite.

Endometriose e dores menstruais

Tomar Melatonina diariamente por oito semanas parece reduzir a dor e o uso de analgésicos em mulheres com endometriose.

Ela também reduz a dor entre mulheres com endometriose, durante o período menstrual, durante as relações sexuais e ao urinar.

A diferença da Melatonina e outro Rémedios para Dormir

A Melatonina em cápsulas, quando ingerida de 60 à 30 minutos antes de dormir, produz um sono que é conhecido pelos especialistas como "Sono Natural".

Já os medicamentos como rivotril e outro, produzem um sono chamado "Sono Patológico".

O sono patológico trás consigo diversos efeitos colaterais indesejados, além de estar associado a um alto número de pacientes com dependência física.

Dentre os efeitos colaterais os mais comuns são: sonolência no dia seguinte, sensação de ressaca, lentidão de reflexos e raciocínio, tonturas, perda relativa de memória e até disfunções sexuais, como a impotência e a falta de lubrificação vaginal.

Para os bensodiazepínicos, os mais modernos, há sensação de boca seca, vertigens, reações alérgicas, sonanbulismo, dores de cabeça, náuseas, vômitos e redução do apetite sexual.

Já a Melatonina, por não induzir ao sono patológico, trás muito menos efeitos colaterais e com menos frequência.

Então vamos ver quais são seus efeitos colaterais e contraindicações.

Melatonina: Contraindicação e Efeitos Colaterais

Mesmo sendo um produto natural, a Melatonina em cápsulas, tem algumas contra indicações e você deve ficar atento a elas:

Gestantes

Em hipótese alguma gestantes devem fazer o uso da Melatonina sem um acompanhamento médico, pois, qualquer substância utilizada durante a gravidez pode afetar diretamente o desenvolvimento do bebê.

Portadores de deficiência mental

Estudos já mostraram que o uso da Melatonina entre pacientes com algum tipo de doença mental, pode agravar os sintomas, portanto, e altamente recomendado o acompanhamento de um profissional antes de fazer o uso da mesma.

Crianças e Adolescentes

Por estar em fase de desenvolvimento físico e mental, indivíduos com menos de 18 anos não devem fazer o uso da Melatonina, a mesmo que tenha sido prescrito por um médico.

Melatonina: Efeitos Colaterais

Além das contraindicações é importante ficar a tento aos efeitos colaterais, neste caso a suspensão do uso deve ser imediata, se os sintomas persistirem, um médico deve ser consultado:

  • Dores de cabeças
  • Dores de estômago
  • Náuseas e vômito
  • Sonolência diurna
  • Vista embaralhada

Conclusão

O Hormônio do sono pode ser um poderoso aliado para quem sofre com algum distúrbio do sono. A Melatonina pode ajudar a regular o rítmo do relógio biológico, melhorando a qualidade do sono e consequentemente a qualidade de vida.

Porém, a consulta a um médico de confiança poderá potencializar os efeitos e os benefícios do uso da substância, isso porque o uso da dosagem correta irá prevenir os riscos de efeitos colaterais, assim como eliminar a necessidade do uso por completo.

Fique atento, somente um profissional poderá te indicar corretamente se você deve tomar e qual a dosagem correta.

Referências:
  • Melatonin Benefits and Riks: What you need to know. Web Md, 5 de Outubro de 2017.
  • Melatonin: What You Need to Know. NIH, 15 de Outubro de 2019.
  • Melatonin: Benefits, Uses, Side Effects and Dosage. Healthline, 14 de Setembro de 2018.

20 comentários sobre este artigo

  • Arthur Ferreira

    Arthur Ferreira
    30/04/20 à32 10:48 às 10:48

    Gostaria de saber onde tem para vender melatonina 5 mg?

    • Vitaminas Prime

      Vitaminas Prime
      30/04/20 à54 11:03 às 11:03

      Olá Arthur!

      Gostaríamos de agradecer o seu contato, e dizer que solicitamos que um dos nossos agentes do atendimento ao cliente entre em contato com você passando para você maiores detalhe de onde você poderá comprar melatonina de 1mg, 3mg, 5mg ou 10mg. De qualquer forma gostaríamos também de deixar o link abaixo para que você possa conferir todos as melatoninas que temos disponíveis em nossa loja.

      https://vitaminasprime.com/melatonina-comprar

  • Marcelo

    Marcelo
    16/06/20 à36 15:49 às 15:49

    Minha irma trouxe dos usa e bom sim o remedio aqui no brasil e mas dificil de encontrar

    • Vitaminas Prime

      Vitaminas Prime
      16/06/20 à21 16:27 às 16:27

      Olá Marcelo,

      Você pode encontrar diversas marcas importadas e diversas dosagens no link abaixo, além disso o pagamento é facilitado em até 3x sem juros ou no à vista no boleto com desconto de 5%. Se for a sua primeira compra, você ainda poderá utilizar o cupom PRIME10 e receber mais 10% de desconto.

      Acesse o link https://vitaminasprime.com/melatonina-comprar

      A Vitaminas Prime agradece o seu contato.

  • Rosana Torres Dias

    Rosana Torres Dias
    12/07/20 à31 14:40 às 14:40

    Gostaria de saber se a pessoa já teve caso de pessoas na família que morreram de câncer, pode tomar hormônio? Tomar hormônios nesses caso não desencadeiam um câncer? Tire essa dúvida.

    • Vitaminas Prime

      Vitaminas Prime
      12/07/20 à34 16:17 às 16:17

      Olá, Rosana!

      Não necessariamente o uso de hormônios não está diretamente ligado com o surgimento de cânceres. No caso da Melatonina, há diversas pesquisas no Brasil e pelo mundo que apontam a Melatonina com uma ajuda no tratamento de alguns cânceres como o de mama e proposta. Isso porque ela é uma substância antioxidante e que diminui a acidez do organismo, e sabemos que a acidez no organismo é um dos fatores que estimulam o aparecimento de tumores. De qualquer forma, é sempre bom consultar um médico antes de fazer o uso de qualquer produto para a saúde, principalmente em seu caso que há histórico de cancer na família.

      Esperamos ter te ajuda com sua dúvida.

      Equipe Vitaminas Prime

  • Julia Batista

    Julia Batista
    30/07/20 à25 20:43 às 20:43

    Muito bom.

  • Claudia

    Claudia
    16/08/20 à24 06:36 às 06:36

    Excelente artigo e muito esclarecedor.

  • Lucileide Barbosa de Santana

    Lucileide Barbosa de Santana
    22/09/20 à42 13:43 às 13:43

    Fiz uso de clonazepan durante 8 anos, e há 10 meses parei definitivamente.
    Mas estou sentindo muita dificuldade para dormir,ganhei de uma amiga a melatonina de 10mg.
    Comecei a tomar um comprimido antes de ir para a cama já tem 3 dias e já estou sentindo o efeito.

  • Edna Silva

    Edna Silva
    22/09/20 à33 22:06 às 22:06

    Olá, gostaria de saber qual é o melhor horário pra se tomar o medicamento.
    Desde já agradeço.
    Abraços

    • Vitaminas Prime

      Vitaminas Prime
      19/10/20 à44 11:44 às 11:44

      Olá Edna,

      O melhor horário para tomar a Melatonina, segundo a bula da maioria dos fabricantes, é de 1 hora à 30 minutos antes de se deitar. Caso seu médico tenha feito alguma outra indicação, siga o que foi dedido por ele.

      A Vitaminas Prime agradece a sua participação.

  • TERESINHA CONCEIÇÃO DURANTE E TRIGUEIROS

    TERESINHA CONCEIÇÃO DURANTE E TRIGUEIROS
    29/10/20 à51 23:32 às 23:32

    Sou idosa e há anos não consigo dormir naturalmente...o indutor de sono já não mais faz efeito...vou tomar a melatonina...não há risco por ser diabética e cardiopata???qual a dose que não oferececruscos de efeitos colaterais...obrigada pela atenção

    • Vitaminas Prime

      Vitaminas Prime
      30/11/20 à54 20:58 às 20:58

      Olá Teresinha,

      Primeiramente gostaríamos de agradecer pelo seu contato, ele é muito importante para nós. Sobre o seu caso, sempre aconselhamos que você procure primeiramente um médico de confiança para te orientar. Apesar da Melatonina ser um produto natural, e muito indicado para pessoas da melhor idade, sempre é essencial a consulta a um especialista.

  • Cirlei Rossano Frangiotti

    Cirlei Rossano Frangiotti
    10/01/21 à53 14:12 às 14:12

    olá ! Já tomo melatonia de liberação rápida. Agora comprei de liberação prolongada.Pessoas que já tomam, dizem que é melhor.Ela tem efeito longo. Estou aguardando a minha chegar.Depois comento

  • Albani monteiro

    Albani monteiro
    19/04/21 à31 10:43 às 10:43

    Comecei a tomar estou gostanto, tomo uma hora antes de dormir achei fantastico

  • Tatiana Cláudia de oliveira nascimento

    Tatiana Cláudia de oliveira nascimento
    08/07/21 à26 18:35 às 18:35

    Boa noite!!!! Tomei Melatonina por 9 meses, porém precisei parar, pois alterou minha pressão arterial, pois sou hipertensa. Então, gostaria de saber quanto tempo o organismo leva para se desentoxicar....

    • Vitaminas Prime

      Vitaminas Prime
      19/07/21 à54 15:32 às 15:32

      Olá Tatiana,

      Primeiramente gostaríamos de agradecer pelo seu contato, ele é muito importante para nós. A Melatonina não tem relação conhecida com o aumento da pressão arterial, em geral, a Melatonina tem o efeito contrário por ser uma substância que além de equilibrar o ritmo circadiano, ela também ajuda na redução do estresse. De qualquer forma, cada organismo é diferente e sempre é aconselhado que antes de fazer o uso da Melatonina um médico seja consultado, principalmente se o individuo já possui alguma condição médica, como por exemplo, pressão arterial alta. Aconselhamos que você procure um especialista para que o uso da Melatonina possa ser liberado para o seu caso.

  • Katia cilene Freitas de Sousa

    Katia cilene Freitas de Sousa
    16/01/22 à17 20:00 às 20:00

    A melatonina me ajudou e está me ajudando MT
    No sono depressão, ansiedade dores de cabeça e outros .MT bom ?
    Gostei mesmo. Parabéns ais especialistas que fizeram a melatonina .parabéns.

  • Cassia Fonseca

    Cassia Fonseca
    07/06/23 à09 09:10 às 09:10

    Quem tem pressão baixa pode usar o suplemento de melatonina?

    • Vitaminas Prime

      Vitaminas Prime
      30/10/23 à32 19:58 às 19:58

      Olá Cassia,

      Apesar de não haver contraindicação no rótulo do produto, ou nenhum alerta do fabricante quando o uso da melatonina para quem tem pressão baixa. É muito importante que você procure um médico de sua confiança para que ele possa avaliar o seu caso e liberar o uso para você.

      A Vitaminas Prime agradece a sua participação!