Suplementação
  
Vitaminas
  

Vitamina C: Para que Server, Benefícios e Deficiência

Vitamina C

A Vitamina C é uma das vitaminas mais conhecidas devido à sua fama em aumentar a imunidade do organismo. E é durante o inverno, que este suplemento é mais procurado para evitar gripes e resfriados.

Por este fato, durante a pandemia do novo coronavírus, a Vitamina C se tornou um dos suplementos produrados juntamente com a Vitamina D e o Zinco. No entanto, os benefícios da suplementação com Vitamina C não se restringe somente ao bom funcionamento do sistema imunológico, veja para que serve e quais são os principais benefícios da Vitamina C.

Você irá encontrar neste artigo:

O que é Vitamina C

O ácido ascórbico, responsável pela Vitamina C, é um nutriente rico em propriedades antioxidantes que pode ser encontrado com facilidade em diversos alimentos do nosso dia a dia.

A Vitamina C compõe o grupo das vitaminas hidrossolúveis. Isso significa que o corpo não consegue armazenar uma quantidade considerável no organismo, fazendo com que o consumo diário seja importantíssimo para alcançar níveis satisfatórios.

Para que Server a Vitamina C

A Vitamina C possui estruturas bastante importantes para o funcionamento do organismo. Por ser da mesma classe que as vitaminas do complexo B (hidrossolúveis), ela também participa em processos metabólicos e processos celulares.

Entre as funções, se destacam:

  • Processo de oxirredução;
  • Formação do colágeno;
  • Inativação de radicais livres;
  • Aumento da absorção de ferro.

Por conter uma forte absorção de ferro no organismo, a Vitamina C também é bastante importante na prevenção da anemia. Além disso, ela colabora para a ossificação normal do corpo.

Podemos entender, portanto, que a Vitamina C serve para nutrir nossas células, sendo fundamental também para a melhora do processo de cicatrização.

Vitamina C Benefícios

Além das estruturas antioxidantes, a Vitamina C possui benefícios que auxiliam na perda de peso e no ganho da massa muscular. Veja algumas vantagens da suplementação.

Saúde ocular

A constante exposição dos olhos à luz se torna uma grande oportunidade para o ataque de radicais livres, prejudicando a boa visão a longo prazo. A proteção estimulada pela Vitamina C evita a propagação de doenças como a catarata através das suas propriedades antioxidantes.

Saúde do cabelo, pele e unhas

As mesmas funções antioxidantes também têm destaque na saúde dos cabelos, pele e unhas.

Na pele, a antioxidação da Vitamina C previne o envelhecimento precoce e devolve a aparência jovial ao contribuir para a eliminação das linhas finas, evitando a incidência de rugas.

Já para os cabelos e unhas, a Vitamina C produz proteínas importantes para manter a hidratação e o fortalecimento das suas estruturas.

Melhora do sistema imunológico

O benefício mais conhecido da vitamina não poderia deixar de ser mencionado. Embora as boas propriedades do ácido ascórbico sejam lembradas somente durante suspeitas de gripe e resfriado, seu consumo regular pode evitar a incidência do vírus e preservar a saúde por mais tempo.

Além disso, com o sistema imunológico protegido pela Vitamina C você ganha mais disposição para encarar o dia e até mesmo praticar atividades físicas importantes que colaboram com a boa resposta do organismo.

Regulamentação do metabolismo

A grande absorção de ferro através da Vitamina C é um importante benefício para o bom funcionamento do metabolismo. As propriedades presentes na sua ingestão ajudam diretamente na calibração dos níveis saudáveis no corpo.

Esses benefícios impactam principalmente pacientes que sofrem de anemia e diabetes, estabilizando também os níveis de açúcar presentes no sangue.

Queima de gordura

Para quem deseja ou precisa perder peso e quer manter uma regularidade com a atividade física, a ingestão vitamínica pode ser um grande benefício.

Segundo estudos da Universidade do Arizona, a queima de gordura está associada à presença carnitina, substância que é produzida pelo corpo através da vitamina.

A carnitina é responsável por levar a gordura até a célula para que se transforme em energia. A Vitamina C tem o papel de sintetizar o processo.

Ganho de massa muscular

Outra função vantajosa da ação antioxidante da vitamina é a possibilidade de proteger os músculos de radicais livres durante o esforço físico. Quando encontrada em níveis saudáveis no corpo, garante a resistência muscular e melhora possíveis dores após o treino.

Melhora dos efeitos do stress

Os elevados níveis de cortisol no organismo acabam produzindo efeitos nocivos à saúde relacionados ao stress.

Em um momento de atenção redobrada para a boa saúde, a Vitamina C reduz significativamente os danos causados pelo hormônio.

Proteção contra doenças cardiovasculares

O acúmulo de colesterol nas artérias pode ser controlado a partir da ingestão de Vitamina C. Essa proteção beneficia diretamente o não surgimento de doenças cardiovasculares como, por exemplo, o infarto do miocárdio.

Principais alimentos ricos em Vitamina C

É comum encontrar a Vitamina C espalhada em diversos alimentos de consumo diário da nossa alimentação e que vão muito além da laranja. São eles:

  • Salsa;
  • Espinafre;
  • Rúcula;
  • Couve-flor;
  • Brócolis;
  • Batata;
  • Batata-doce;
  • Couve-verde;
  • Couve-de-bruxelas;
  • Acerola;
  • Limão;
  • Morango;
  • Abacaxi;
  • Kiwi;
  • Goiaba;
  • Manga.

Principais Deficiências causadas pela falta de Vitamina C

Larry E. Johnson, médico e pesquisador da Universidade de Arkansas, elaborou um trabalho acadêmico evidenciando as principais deficiências causadas pela falta de ingestão do ácido ascórbico.

Segundo o especialista, a deficiência pode ser causada pela ausência a longo prazo de frutas e verduras durante a rotina. Entre as principais que surgem, o médico explica que pode causar dores articulares e falta de definição muscular, além de um cansaço contínuo.

Embora não seja tão comum, a deficiência da vitamina também pode causar o escorbuto, uma variação mais grave da falta do nutriente no sistema imunológico. Ela pode causar sangramento subcutâneo, dentes mais frouxos e demora na cicatrização de feridas.

A correção das deficiências pode se dar por meio de uma reeducação alimentar ou através da suplementação alimentar.

Suplementação de Vitamina C

Para evitar as deficiências causadas pela falta de Vitamina C no organismo, algumas pessoas precisam realizar sua complementação por meio de polivitamínicos em cápsulas ou em gotas.

Mas, para quem precisa fazer a reposição com uma dosagem maior e mais específica, também é possível encontrar suplementos de Vitamina C que variam de 250mg até 1000mg por dosagem.

Quando combinadas com a alimentação saudável, as vitaminas em cápsulas auxiliam na produção do ferro no organismo e melhoram o metabolismo celular. Seus efeitos podem ser sentidos na prática pelo aumento da disposição corporal e nas defesas do sistema imunológico.

Valores Diários Recomendados

A quantidade de recomendada diariamente costuma variar entre o gênero e idade de cada pessoa. Entretanto, a gravidez e outros fatores podem ser importantes para o aumento desse valor diário. Sendo assim, os valores definidos por especialistas são:

  • Crianças de 1 a 3 anos: 15mg;
  • 4 a 8 anos: 25mg;
  • 9 a 13 anos: 45mg;
  • Meninas entre 14 a 19 anos: 65mg;
  • Meninos entre 14 e 19 anos: 75mg;
  • Mulheres adultas: 75mg;
  • Homens adultos: 90mg;
  • Gestantes: 85mg;
  • Período do puerpério (resgarda ou quarentena): 120mg.

Vitamina C Efeitos colaterais

Por ser da classe das hidrossolúveis, a Vitamina C apresenta baixos níveis de toxicidade e seus efeitos colaterais podem ser difíceis de aparecer. No entanto, eles ainda existem e fazem parte da vida de alguns pacientes que necessitam da complementação.

Entre os efeitos colaterais mais comuns de serem sentidos está a concentração da oxaluria urinária, o que pode aumentar o risco da produção de pedras nos rins. Isso ocorre, pois, o metabolismo próprio da vitamina já é responsável por essa produção natural, podendo piorar com a suplementação.

Outros efeitos que puderam ser levantados nos últimos anos, são:

  • Perda do esmalte dental;
  • Alergias provocadas pela ingestão de Vitamina C;
  • Redução de Vitamina B12 e níveis de cobre.

Vitamina C Contraindicação

A suplementação por Vitamina C deve ser evitada por pacientes que:

  • Apresentam hipersensibilidade ao ácido ascórbico ou qualquer outro componente da fórmula;
  • Apresentam cálculo nos rins ou a presença de ácido oxálico na urina.

Conclusão

Podemos perceber que junto às vitaminas do complexo B, a Vitamina C desempenha um papel importantíssimo para o funcionamento correto das defesas do nosso organismo.

Durante o período de maior atenção à saúde - e principalmente nas estações mais frias - a Vitamina C pode pode se tornar uma grande aliada para a saúde do sistema imunológico. Contdudo, sempre é recomendado procurar um profissional que possa indicar a dosagem mais indicada para cada caso.

Gostou do artigo? Comente, compartilhe e nos diga qual é o principal motivo que você pretende começar a fazer o uso do suplemento de Vitamina C, ou ainda qual o motivo que te levou a incluir esta Vitamina no seu cardápio diário de suplementação alimentar?