Product was successfully added to your shopping cart.
Suplementação
  
Bem-estar
  

Maca Peruana: para que serve, benefícios, como tomar e contraindicação

Maca Peruana

Para que serve a Maca Peruana? Derivada do vegetal crucífero nativo da região andina do Peru, ela é um tubérculo cujas propriedades etnomedicinais se relacionam com a fertilidade e a vitalidade.

Também conhecida como Maca ou Maca Peruana, se trata de um energizante natural que aumenta a vitalidade e a libido. Ela é rica em fibras e gorduras essenciais que nutrem o corpo e aumentam a energia, o vigor físico e o desejo sexual.

Por esse motivo que é considerado um superalimento, que pode ser consumido em cápsulas ou em pó. Prossiga com a leitura do artigo e conheça mais sobre a Maca Peruana!

Veja o que você irá encontrar neste artigo:

“Tendo uma ligação forte com a cultura andina, a Maca Peruana não pode ser processada fora do território andino por lei nacional.”

A Maca Peruana, também conhecida como Maca ou Maca Peruana, se trata de um tubérculo da família do nabo, do repolho e do agrião. Seu nome científico é Lepidium meyenii, que pode ser conhecido em outros locais como Viagra dos Incas ou Ginseng dos Andes.

Conhecida como energizante natural, ela é fonte de vitaminas e minerais importantes, além de apresentar diversos carboidratos e proteínas. Sua função básica é proporcionar o equilíbrio entre hormônios importantes, como a:

  • Testosterona;
  • Estrogênio;
  • Progesterona.

Segundo estudos da Universidade College London, na Inglaterra, o alimento pode proteger o homem contrafatores contrários à fertilidade. Nas mulheres, pode aumentar as chances de uma gravidez dar certo.

Além disso, é possível que homens com disfunção sexual ganhem benefícios com o consumo da planta. Já as mulheres na menopausa teriam menores prejuízos na libido durante o período.

Para que serve a Maca Peruana?

A principal função da Maca Peruana é o aumento do desejo sexual. A Maca apresenta propriedades estimulantes, tônicas e antidepressivas que servem como um forte estimulante sexual para ambos os gêneros.

Dessa forma, homens com disfunção sexual podem apresentar melhora, assim como mulheres na menopausa apresentam aumento na libido.

Além disso, serve para reduzir os sintomas da depressão e da ansiedade e para melhorar os níveis da pressão arterial.

A Maca Peruana também apresenta excelente quantidade de ácidos graxos, que aumentam a energia e o rendimento físico e mental. Com isso, diminui o cansaço e a fadiga e melhora a concentração e o raciocínio.

Quais são os principais benefícios da Maca Peruana?

A Maca é um tubérculo já cultivado há mais de 2 mil anos pelos incas, sendo fonte de vitaminas, minerais, carboidratos e proteínas. Apesar da sua fama de energizante sexual, o alimento vai muito além disso.

Afinal, ao trabalhar no equilíbrio de hormônios, outros benefícios da Maca Peruana podem surgir. Confira agora eles!

Aumenta a fertilidade do homem

Segundo um estudo realizado na Universidad Peruana Cayetano Heredia do Peru, a Maca Peruana proporciona aumento na quantidade de sêmen e na mobilidade dos espermatozoides. Isso, consequentemente, aumenta a fertilidade masculina.

Pode reduzir os efeitos da disfunção erétil

Segundo um estudo da Journal of Andrology, a Maca Peruana pode melhorar o desempenho sexual de homens que apresentam a disfunção erétil. A DE se trata da incapacidade masculina de obter e manter uma ereção suficiente para atividade sexual.

Pode reduzir os efeitos da menopausa

Menopausa se trata do período em que a menstruação cessa e ocorrem muitas alterações hormonais, como o declínio natural do estrogênio. A Maca Peruana pode reduzir os sintomas ao equilibrar os níveis hormonais novamente.

Além disso, ela também interfere no metabolismo ósseo, inibindo a desmineralização que causa a fadiga e a desidratação.

Auxilia na manutenção dos ossos

Com a falta de estrogênio no organismo, o que ocorre é a desmineralização dos ossos, onde eles perdem cálcio e magnésio. Ambos são importantes para a composição do esqueleto e se encontram presentes na raiz de Maca Peruana.

Dessa forma, o alimento pode proporcionar a recuperação da massa óssea perdida no deficit hormonal.

Pode controlar a diabetes

A Maca Peruana é capaz de diminuir a absorção da glicose no organismo por apresentar uma grande quantidade de fibras. Além disso, o seu consumo regular proporciona a inibição de uma enzima que age no processo de digestão.

Isso também reduz a inflamação associada a doenças crônicas como a diabetes tipo 2. Dessa forma, se evita que a insulina seja liberada em grande quantidade no organismo, o que controla a diabetes.

Melhora o humor

Um dos principais benefícios da Maca Peruana é a redução da ansiedade e dos sintomas de depressão. O alimento apresenta compostos vegetais conhecidos como flavonoides, que causam maior disposição e ânimo no organismo.

Ajuda no emagrecimento

A Maca Peruana proporciona ao organismo fibras e carboidratos complexos que contribuem para o sentimento de saciedade. Com isso, há uma diminuição na quantidade de alimento consumido durante as refeições.

Além disso, as fibras auxiliam no melhor funcionamento do intestino, reduzindo os desconfortos e inchaços abdominais.

Pode afastar o câncer

A Maca Peruana apresenta propriedades antioxidantes, como é o caso das antocianinas. Elas são substâncias capazes de afastar a inflamação e de ajudar na proteção contra o câncer, além de outras doenças crônicas e problemas cardíacos.

Basicamente, ela combate os radicais livres que podem danificar as células do corpo e causar o câncer.

Promove a proteção do coração

O consumo regular da Maca Peruana controla o colesterol ruim (LDL) e aumenta a presença do colesterol bom (HDL). Além disso, ela diminui a hipertensão e apresenta um efeito vasodilatador pela presença do ômega 3.

Por fim, a Maca Peruana possui efeito inibidor sobre a enzima conversora da angiotensina (ECA) e é rica em potássio. Ambas as características ajudam na redução dos riscos de hipertensão.

Melhora o desempenho esportivo

A Maca Peruana reduz a fadiga e as dores musculares, pois diminui a presença do ácido lático e do ácido malônico no corpo. Com isso, o tubérculo é capaz de aumentar o desempenho esportivo dos atletas.

Melhora a imunidade do organismo

Além de aumentar o desempenho esportivo, a Maca aumenta os níveis de antioxidantes importantes como a glutationa e o superóxido dismutase. Fora isso, o tubérculo é rico em:

Todas as substâncias acabam proporcionando o equilíbrio imunológico no corpo.

Como você pode tomar a Maca Peruana?

Há três principais formas de consumir a Maca Peruana:

  • Maca Peruana em pó;
  • Maca Peruana em cápsula;
  • Maca Peruana na raiz.

A dose recomendada por dia do alimento é de 3000 mg, que é dividido em 3 vezes. As doses são tomadas durante as refeições por um período de até 4 meses.

Porém, a dosagem pode variar, dependendo do tratamento ou problema a ser tratado. Por exemplo, pode ser recomendada a ingestão de 400 a 1000 mg por dia, seja como Maca Peruana em pó ou em cápsula.

Para ter a dosagem certa, é essencial que se consulte com um nutricionista ou naturopata antes do consumo.

Como tomar a Maca Peruana na raiz ou em pó?

A Maca pode ser consumida como um alimento na forma de raiz ou em pó, sendo adicionada na preparação de pratos ou bebidas. Em geral, são recomendadas 2 a 3 colheres de chá de maneira proporcional na receita.

Ela pode ser usada em diferentes receitas, como de bebidas frias e quentes, biscoitos, tortas, bolos, pães, ensopados e sopas. Algumas das principais são:

  • Café: você pode polvilhar a Maca Peruana sobre o café durante a manhã;
  • Cereais: o pó de Maca Peruana pode ser acrescentado nos cereais matinais;
  • Smoothie: a Maca Peruana pode ser um dos ingredientes utilizados no preparo do smoothie, junto da banana, leite de amêndoa ou couve;
  • Bolos, panquecas e pães: junto da farinha, a Maca Peruana pode ser adicionada no preparo de bolos, panquecas, pães e outras massas;
  • Salada de fruta: assim como no café, a Maca Peruana pode ser polvilhada sobre a salada de frutas;
  • Cremes: a receita é simples, bastando adicionar o pó do alimento em diferentes cremes, como patês, pastas de amendoim e creme de abacate.

Como tomar a Maca Peruana em cápsulas?

Além da Maca Peruana em pó e na raiz, há também a Maca Peruana em cápsulas. Os suplementos variam em dosagem, sendo necessária a recomendação médica antes de consumir as cápsulas.

Em geral, o que é recomendado é o consumo de 1 cápsula duas vezes ao dia, de preferência após uma refeição. Um suplemento normal apresenta 90 cápsulas, cada uma com 500 mg. Dessa maneira, o consumo da Maca pode durar 45 dias.

Quais são as contraindicações da Maca Peruana?

Em geral, não costuma haver muitas contraindicações da Maca Peruana, sendo ela amplamente consumida na América do Sul. Contudo, há públicos que devem ter reticências antes de consumir.

Especialistas não recomendam que mulheres grávidas e lactantes consumam o alimento, pois não há dados suficientes para comprovar a sua segurança. Além disso, crianças não devem consumir sem a orientação profissional antes.

Por fim, pessoas com problemas hormonais, com câncer de mama, de útero, de ovário ou com endometriose devem também se consultar antes do consumo. O mesmo é indicado para pessoas com distúrbios gastrointestinais.

E quais são os efeitos colaterais da Maca Peruana?

A Maca Peruana é um alimento bastante tolerado pelo organismo e, dessa forma, não são comuns as descrições de efeitos colaterais da Maca Peruana. Porém, elas podem surgir em situações ou com pessoas específicas.

Esse é o caso de pessoas que apresentam alergia à Maca, o que pode causar alguns efeitos adversos. Antes de consumir plenamente o alimento, é importante que experimente uma pequena dose antes, tendo orientação médica.

Caso não haja nenhum efeito adverso, pode prosseguir com o consumo do alimento.

Conclusão

A Maca Peruana é um alimento que possui importantes propriedade medicinais. Indo além do aumento do desejo sexual, o tubérculo é essencial na melhora de desempenho do organismo, tendo efeitos sentidos na saúde e no esporte.

Além disso, ele é um alimento bastante variado, podendo ser consumido através de receitas (na sua versão em pó ou na raiz) ou em cápsulas. Na segunda versão, apresenta diferentes suplementos no mercado, cada qual com uma diferente dosagem.

Dessa forma, é muito fácil de encontrar o alimento no mercado e nutrir o corpo, aumentando a energia e o vigor físico. Inclusive, é possível para as pessoas criarem receitas que envolvam a Maca Peruana

Porém, tudo deve ser feito com o acompanhamento de um nutricionista ou naturopata. Apesar de ter fácil aceitação no organismo, o indivíduo ainda pode apresentar alergia ou sofrer as reações do consumo em excesso da Maca.

Os benefícios do alimento só podem ser alcançados através do consumo equilibrado do tubérculo, atendendo às necessidades do organismo de cada um.

Agora que sabe para que serve a Maca Peruana, você pode começar a inseri-la na sua rotina. Se gostou do conteúdo ou tem alguma dúvida, comenta aí embaixo o que achou. Se achou as informações relevantes, compartilhe elas nas redes sociais!